o jantar perfeito para dias de preguiça: a massa com atum e tomate que só suja uma travessa

    foto5Ra-8498.jpg

    Não tem de sujar panelas nem frigideiras, não tem de cozer a massa, nem sequer tem de ferver a água. Para preparar esta massa com atum só precisa de misturar, levar ao forno e comer. E é por isso que acabou de se tornar o nosso prato preferido para o início da semana quando cozinhar e lavar a loiça custam tanto como atestar o carro de gasolina.

    O segredo para este jantar facílimo está na massa orzo, que coze facilmente no forno, e no atum de lata suculento e saboroso. Cá em casa, já há muitos anos que somos fãs do atum Bom Petisco. Além de ter várias opções de conservas, traz sempre umas postas de atum carnudas e bem suculentas.

    Esta primavera, fizemos uma parceria com a Bom Petisco para criarmos duas receitas surpreendentes com atum de conserva. Esta massa caprese só numa travessa é apenas a primeira.

    foto1a-8481.jpg

    Ingredientes

    Para 6 pessoas

    • 2 latas de Atum Bom Petisco em Azeite
    • 2 colheres de sopa de azeite 
    • 400 g de tomatinhos cherry
    • 4 dentes de alho picados
    • 1 chalota grande picada
    • 1 mão cheia de manjericão fresco picado
    • 500 g de massa orzo seca
    • 230 g de molho pesto
    • 350 g de queijo mozzarella ralado

    foto4a-8492.jpg

    Escorra o azeite das latas de atum Bom Petisco para dentro de um pirex com 23 cm por 33 cm. Acrescente mais uma a duas colheres de sopa de azeite (o ideal é ter 3 colheres de sopa de azeite no total). Junte os tomatinhos cherry inteiros, a chalota e o alho picados e o manjericão. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 10 minutos, até os tomatinhos começarem a rebentar. 

    Adicione ao mesmo pirex o Atum Bom Petisco desfiado, a massa orzo, o molho pesto e 600 ml de água. Misture e volte a levar ao forno durante mais 12 a 15 minutos, até grande parte da água – mas não toda – desaparecer. Dê mais uma mexidela, cubra o topo com o mozzarella ralado e coloque mais dez minutos no forno para o queijo derreter. 

    foto8a-8517.jpg

    Sirva com mais um pouco de manjericão fresco por cima.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que o trabalho esteja,

    Ele

     

    fotos: inês mendes para o casal mistério

     

    Uma receita Casal Mistério feita com o apoio da Bom Petisco 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *