o jantar perfeito para os dias em que só tem 5 minutos na cozinha

    Não é uma sanduíche nem sequer um prato requentado. Esta é mesmo uma receita à séria, com direito a um delicioso peixinho caramelizado com um irresistível molho de soja e mel por fora. Demora 5 minutos a preparar, é o jantar mais rápido para um dia de semana.

    A receita é da sempre imbatível Martha Stewart e leva apenas dois lombos de salmão (a receita original é com truta do Ártico, mas eu vou usar salmão – contudo também pode usar truta, se preferir), molho de soja baixo em sódio, mel, sumo de lima espremido no momento e óleo de cártamo. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

     

     

    Preparação

    Além de rápida de preparar, esta receita é óptima para a sua dieta. Enquanto o salmão é rico em proteínas, o que ajuda a reduzir o apetite e a dar uma sensação de saciedade, o óleo de cártamo é óptimo para diminuir a gordura abdominal. Então, se acompanhar o peixe apenas com couve pak choi, não podia mesmo ter uma  refeição melhor para a balança. Os mais destemidos podem contudo acrescentar uma dose de arroz que também não mata ninguém.

    Agora chegou o momento da preparação. Tudo o que precisa de fazer é misturar o molho de soja com o mel e o sumo de lima. Em seguida, tempere o salmão e aqueça o óleo de cártamo numa frigideira, em lume forte. Assim que o óleo estiver bem quente, cozinhe o salmão, sem o mexer e com a pele virada para baixo, durante dois minutos. Mal vir que a pele está estaladiça, vire os lombos e cozinhe durante mais cerca de um minuto.

    Agora, retire o salmão para um prato, com a pele virada para cima, e adicione o molho à frigideira, misturando até engrossar (cerca de um minuto). Envolva finalmente os lombos de salmão neste molho, com o lume desligado, e sirva com pak choi cozido ou com um bocadinho de arroz a acompanhar. E o molho por cima, claro!

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que os 5 minutos estejam,

    Ele

     

    receita e foto: martha stewart

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *