Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o jantar perfeito para uma sexta à noite: camarões mergulhados em queijo derretido

Só há uma única vantagem comprovada nestes dias com um céu cinzento e meio chuvoso: a vontade de comer petiscos assentes em queijo quente e derretido. Confesso que, no Verão, não me dá muita vontade mas, mal vem este tempo, começo a sonhar com deliciosos pratos de queijo no forno.

Pois bem, hoje o sonho tornou-se realidade porque vou fazer esta estrondosa receita do fantástico blog Damn Delicious. É uma espectacular terrina de queijo derretido e camarão. Para comer à colherada ou para servir com umas tostinhas crocantes a molharem lá dentro. 

Tudo o que vou precisar é de camarão descascado, manteiga, alho picado, piripíri (se gostar), vinho branco, sumo de limão espremido no momento, queijo creme, natas azedas (também conhecidas como sour cream, mas se não encontrar pode substituir por iogurte grego natural), maionese, salsa fresca, mozzarella ralado e parmesão ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

fe43ed5a4f311a5bf08ce0a4c3204902.jpg

 

Como pode perceber pelos ingredientes, isto é um jantar para quem gosta de queijo tanto quanto a Maria Leal gosta de um palco. Juntar parmesão, mozzarella e queijo creme dentro da mesma taça não é para amadores.

Como pode perceber pela explicação em baixo, este é dos jantares mais fáceis (e talvez mais calóricos) que pode preparar.

Comece por saltear os camarões, numa frigideira, com a manteiga, o alho e o piripíri, durante cerca de dois minutos. Junte o vinho branco, o sumo de limão e uma pitada de flor de sal e de pimenta. Assim que levantar fervura, desligue o lume e misture o queijo creme, as natas azedas, a salsa picada, a maionese, o parmesão e metade do mozzarella. 

Espalhe a mistura por um pirex pincelado com azeite e polvilhe o topo com a outra metade do mozzarella que deixou de lado.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 10 a 12 minutos, para gratinar. Depois, é sentar-se à mesa a saborear esta delícia bem quentinha e cremosa. É calórica? É. Mas umas caloriazinhas a mais nunca fizeram mal a ninguém.

 

Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o queijo esteja,

Ele

 

receita e foto: damn delicious