Há dias em que tudo o que apetece é um jantar absolutamente viciante, que se faça num instante, mas que pareça que foi encomendado ao melhor restaurante tailandês da cidade. Foi assim que este Pad Kra Pao – o nosso jantar tailandês preferido – entrou na nossa cozinha. E nunca mais saiu. Este prato tailandês clássico junta carne de porco picada, malaguetas, alho e aquele ingrediente mágico que dá nome à receita: o manjericão-santo tailandês. Se não encontrar, pode usar manjericão normal – não é a mesma coisa, mas funciona.
O melhor? Fica pronto em 20 minutos: são 10 a preparar e 10 ao lume.
Assim, se quiser fazer esta receita do blog Cooking Therapy, precisa de comprar os seguintes ingredientes: molho de soja, molho de soja escuro, molho de ostra, molho de peixe, açúcar branco, 5 dentes de alho picados, 3 malaguetas finamente fatiadas,1 chalota picada, carne de porco picada, caldo de galinha (ou água, opcional), folhas de manjericão tailandês, 4 ovos e arroz branco para servir.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, comece por preparar o molho: para isso, misture o molho de soja, o molho de soja escuro, o molho de ostra, o molho de peixe e o açúcar numa taça. Reserve.
A seguir, aqueça uma colher de sopa de óleo numa frigideira larga ou wok, em lume médio-alto. Junte o alho picado, a chalota e as malaguetas. Salteie durante 1 a 2 minutos.
Entretanto, aumente o lume para o máximo e adicione a carne de porco. Vá partindo com a colher e deixe dourar durante 2 a 3 minutos.
Depois, junte o molho que preparou e o caldo (ou água). Mexa bem e cozinhe durante mais 1 a 2 minutos.
A seguir, acrescente as folhas de manjericão e envolva tudo até murcharem (leva cerca de 1 minuto). Nessa altura, retire do lume.
Entretanto, estrele os ovos à parte (idealmente com a gema líquida e as bordas crocantes) e sirva por cima da carne, acompanhada com arroz branco.
Esta receita é perfeita para aqueles dias em que não se quer pensar muito, mas também queremos variar. É exótica, rápida e tão deliciosa que até vai pensar em repetir ao almoço do dia seguinte. Só precisa de 20 minutos – o mesmo tempo que demoraria a pedir takeaway.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: cooking therapy
Se quiser ler mais receitas de jantares fáceis, carregue na galeria em baixo:
