Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o mais fácil gaspacho de melancia e lima para combater este calor

Só de imaginar um fogão aceso, começo logo a suar. Confesso que, depois dos dois últimos dias, fechado num escritório em Lisboa, já estou a sentir uma ponta de saudade daquelas chuvinhas que tivemos em Julho. Meu, Deus, não é possível um meio termo?! Nem chuva nem o deserto do Sahara?! Assim um Verão normal, com temperaturas na casa dos 30º C, já me deixava feliz e contente. 

Enquanto isso não acontece, não me resta outra alternativa que não seja procurar as mais frescas e fáceis receitas para um almoço na praia. E, na pole position dessa corrida, está esta fabulosa sopa fria, que no fundo é um sumo, que no fundo é quase um gaspacho, que no fundo é doce... (ok, eu paro!)

Primeira boa notícia: não precisa de acender o fogão. Segunda boa notícia: não precisa de cozinhar. Terceira boa notícia: não precisa de engordar. No fundo, é só bater os ingredientes e comer. Ou bater e emagrecer. Como preferir.

A receita é do fantástico site Food & Wine e só leva melancia fresca sem sementes e cortada em cubos, sumo de lima espremido no momento, folhas de cerefólio (se não encontrar, pode substituir por salsa fresca), azeite, goma xantana (serve para engrossar ligeiramente a consistência e encontra à venda, por exemplo, no Jumbo), molho Tabasco (se gostar de picante) e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

melancia.jpg

 

Agora vamos à parte mais fácil: a preparação. Junte a melancia com o sumo de lima, o cerefólio e o azeite, num liquidificador, e bata até ficar com um smoothie muito suave. Filtre o sumo através de um passador e pressione bem de forma a aproveitar todo o líquido e deitar fora os restos da fruta.

Passe o liquidificador por água, para limpar os pedaços de fruta, e volte a colocar o sumo líquido lá dentro. Acrescente a goma xantana e bata durante mais cerca de 15 segundos só para engrossar ligeiramente. Tempere com flor de sal e Tabasco e leve ao frigorífico até servir. No meu caso, é praia com ela!

Já viu receita mais fresca e dietética do que esta? No fundo, é um sumo de melancia com um toque de lima e a consistência de uma sopa. Vade retro, calor insuportável!

 

Um óptimo gaspacho para si onde quer que a melancia esteja,

Ele

 

receita e foto: food & wine