o melhor acompanhamento para o inverno: batatas laminadas gratinadas no forno com molho de limão

    Depois das máscaras, voltaram as alergias. Estou com o nariz em chagas com estas alergias de Outono. Fiz quase tantos testes de Covid quantos os espirros que dei e não há dúvidas: é mesmo do Outono. Tudo o que me apetece é sentar-me à lareira com um pacote de lenços ao colo e um prato bem quente à frente.

    Vou tentar convencer o Mini-Misterioso com apetência para chef Michelin a fazer-me estas deliciosas batatas gratinadas, do site Taste. Além de serem laminadas muito fininhas, o que faz com que fiquem crocantes, levam uma fenomenal combinação de queijo derretido com sumo de limão. O limão corta a gordura do queijo e ainda me pode ajudar a desentupir o nariz.

    Tudo o que vou precisar é de manteiga para untar, alho esmagado, sumo e raspas de limão, tomilho, caldo de galinha, natas azedas, natas para bater, batatas descascadas e cortadas muito fininhas e queijo ralado (pode usar qualquer bom queijo para derreter). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    27b4a4d5b1c86626160842f73659e538.jpeg

     

    Misture, numa taça, o alho com o sumo e as raspas de limão, o tomilho, o caldo de galinha, as natas e as natas azedas até criar um creme.

    Coloque metade das rodelas de batata de forma a cobrir a base de um pirex com capacidade para 2,5 litros e untado com manteiga. Espalhe um terço do queijo ralado por cima das rodelas de batata. Tempere com flor de sal e pimenta preta e cubra com metade do creme de natas. Coloque mais uma camada de batatas, flor de sal e pimenta e o resto do creme de natas. Guarde o resto do queijo.

    Tape o pirex com papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante 75 minutos até as batatas começarem a ficar tenrinhas. Destape o pirex, cubra tudo com o resto do queijo ralado e leve ao forno para gratinar durante mais cerca de 30 minutos. Retire quando as batatas estiverem prontas e o queijo bem derretido e dourado. 

    Vai ver como a combinação do limão com o queijo derretido é irresistível. E ajuda a combater esta alergia.

     

    Umas óptimas batatas para si onde quer que o limão esteja,

    Ele

     

    receita e foto: taste

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *