o melhor bacalhau para este natal: com creme de manteiga e ovo escalfado

    DSC07557.jpg

     

    Antes de qualquer outra coisa, pare! Eu sei que esta época do ano é um alvoroço, mas pare só durante uns segundos. Agora olhe para esta posta de bacalhau. Já alguma vez viu uma posta de bacalhau mais alta e suculenta do que esta? 

    Não é por termos já uma parceria há mais de um ano com a Riberalves, mas este lombo de bacalhau é qualquer coisa do outro planeta. Além disso, vem já demolhado e pronto a cozinhar, o que transforma a nossa vida no Simplex da Cozinha.

    Por isso, não houve grandes dificuldades quando a Riberalves nos desafiou, mais uma vez, a criar uma deliciosa receita de bacalhau para esta Consoada com estes seus lombos gigantes prontos a cozinhar. Fizemos um suave e macio creme de manteiga e chalotas, preparámos um ovo escalfado e o resultado foi este.

     

     

    Este Natal, em vez do tradicional bacalhau cozido, que tal experimentar este divinal e altíssimo lombo Riberalves com um aveludado creme de manteiga e um incrível ovo escalfado no topo? Receita completa este sábado à tarde em www.casalmisterio.com #natal #jantar #casalmisterio

    Publicado por Casal Mistério em Sábado, 21 de dezembro de 2019

     

    Ingredientes

     

    Para o creme de manteiga

    • 1 chalota
    • 1 dente de alho
    • 1 raminho de tomilho
    • 100 ml de vinagre de vinho branco
    • 100 ml de natas
    • 100 ml de vinho branco
    • 250 g de manteiga
    • 1 mão cheia de cebolinho picado
    • Flor de sal

     

    Comece por lavar e secar os lombos de bacalhau Riberalves. 

     

    Para fazer o creme de manteiga, pique a chalota e o alho fininhos. Junte-os, numa panela pequenina, com o tomilho, o vinagre e o vinho branco. Leve ao lume e deixe reduzir para metade. Acrescente as natas e levante fervura. Baixe o lume para o mínimo e adicione a manteiga aos poucos sem parar de mexer.

     

    Quando estiver tudo transformado num creme suave, coloque o cebolinho picado. Tempere com flor de sal e passe o molho através de um passador para aproveitar apenas o creme. Guarde de parte, num sítio quente, enquanto prepara o resto.

     

    Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e frite o bacalhau, sem lhe mexer, até que a base fique tostada e crocante. Leve então os lombos ao forno, pré-aquecido a 160 ºC, durante cerca de 6 minutos, até o bacalhau estar cozinhado e a dividir-se facilmente em lascas.

     

    DSC07560.jpg

     

    Retire o bacalhau do forno e sirva-o por cima de uma cama de espinafres cozidos. Coloque uma noz de manteiga por cima para que esta derreta lentamente sobre o lombo. Espalhe o sumo de limão espremido e tempere com flor de sal.

     

    Termine com um ovo escalfado por cima de cada lombo de bacalhau e finalmente com o creme de manteiga a cobrir o ovo e o lombo de bacalhau. Um pouco de cebolinho picado pelo topo e já está.

     

    DSC07568.jpg

    Também pode colocar uma colher de chá de ovas de salmão por cima que fica fantástico!

    Um óptimo Natal para si onde quer que o bacalhau esteja,

    Ele

    vídeo e fotos: casal mistério

    Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Riberalves

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *