Eu sei que o Natal e o Fim de Ano já passaram mas as nossas festividades ainda vão a meio. Este fim de semana conseguimos ter um almoço e dois jantares com família e amigos que não conseguimos ver no Natal.
E a minha dieta? Pois, infelizmente terá de ser adiada por mais um fim de semana. Pelo sim pelo não, tirei as pilhas da minha balança. Já me estava a enervar, todos os dias, ali, a olhar para mim, a julgar-me, cada vez que saía do banho. Agora calei-a durante alguns dias. É o meu pequeno poder.
Por isso, este fim de semana, posso deliciar-me com esta receita que vamos servir de entrada. Não pense que é mais um queijo Camembert no forno. Ok, é. Só que este consegue ser ainda melhor do que os 250 mil que já publicámos.
Porquê? Porque tem este aspeto e porque a autora da receita, do blog Fuss Free Flavours, garante que é a melhor receita de Camembert no forno de sempre. E quem sou eu para duvidar? A verdade é que queijo no forno nunca desilude e esta consegue juntar mel, alho e piripíri na mesma receita. Só pode ser uma maravilha.
Para fazer este atentado à minha dieta, precisamos de 3 minutos a preparar e 20 no forno, e dos seguintes ingredientes: um Camembert, um dente de alho, mel, azeite, piripíri, flor de sal, pimenta e ervas aromáticas como tomilho, alecrim e orégãos.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de começar a fazer a receita, lembre-se de retirar o queijo do frigorífico uma hora antes de o cozinhar para ficar à temperatura ambiente.
Comece por pré-aquecer o forno a 180º C.
Retire o Camembert do papel onde costuma vir embrulhado, vire a tampa ao contrário e coloque a base dentro da tampa. Volte a colocar o queijo na caixa e forre a caixa com uma folha de papel de alumínio para evitar que o Camembert escorra para fora.
A seguir, com a ajuda de uma faca afiada, faça vários cortes criando uma espécie de padrão, desenhando diamantes (aproveite as riscas naturais do queijo e depois faça cortes na diagonal, seguindo um ângulo de 45 graus).
Entretanto, descasque o dente de alho e corte-o em fatias. Insira as fatias de alho nos cortes que fez no topo do queijo. A seguir, espalhe o mel e o azeite por cima.
Tempere com a flor de sal, a pimenta e o piripíri e, finalmente, decore com um raminho de tomilho ou de alecrim ou orégãos.
Leve ao forno durante 15 minutos até o queijo começar a derreter e o topo insuflar ligeiramente. Se for preciso, deixe no forno durante mais alguns minutos. Mas atenção: não deixe demasiado tempo porque, em vez de derreter mais, o queijo pode endurecer.
Retire o Camembert do forno e, com cuidado, deite fora o papel de alumínio.
Transfira o queijo para uma tábua, retire o raminho de tomilho ou de alecrim e decore com ervas aromáticas frescas.
Um ótimo fim de semana,
Ela