O último fim-de-semana do ano é o momento em que nos sentamos à frente de uma mesa (claro, tinha de ser…) e fazemos o balanço. As crianças falam primeiro e escolhem o melhor e o pior do ano que passou. A seguir falamos nós. É claro que, depois das notas na escola e das asneiras mais memoráveis dos mini-misteriosos, a conversa acaba sempre à volta de comida e bebida, doces e salgados, restaurantes e esplanadas, viagens e hotéis. E é no fim deste pequeno momento RTP Memória que abrimos invariavelmente as votações: todos elegem os seus preferidos.
Pois bem: este ano, decidimos partilhar as conclusões deste Festival da Canção da Comida e da Bebida. E os vencedores são:
O melhor restaurante de Lisboa
Pelo fabuloso bife tártaro acompanhado com maionese de rábano, alga de sushi e shot de vodka; pela simplicidade e despretenciosismo do atendimento; e pela infinita capacidade de surpreender.
O melhor restaurante do Porto
Pelo magnífico cevadotto de queijo de cabra, beterraba e laranja; pela simpatia contagiante do serviço; pela juventude do chef; e pela decoração sóbria, moderna e familiar.
O melhor hotel
Pela decoração fantástica; pela integração perfeita na natureza; pelas banheiras com a forma do corpo; pelo óptimo restaurante e pelos magníficos gins tónicos junto à lareira exterior.
O melhor gin
NAO com amoras e erva príncipe
Por ter estagiado quatro meses em barricas de vinho do Porto; pela combinação perfeita entre o sabor a vinho do Porto e os frutos silvestres; por ser completamente diferente de tudo.
A melhor receita de gin
Pela originalidade da receita; pela mistura entre o doce da fruta e o botânico do gin; pela apresentação do copo.
A melhor sobremesa
Porque a nossa equipa de futsal é obcecada por Nutella; e porque é das receitas mais fáceis que existem.
E agora é começar a preparar as pequenas maravilhas que virão aí em 2015.
Um bom Ano Novo para si onde quer que esteja,
Ele