o melhor de portugal: o baloiço com a vista mais deslumbrante do país

    Nesta época em que o turismo em Portugal atravessa umas das maiores crises de sempre, o Casal Mistério e a SEAT juntaram-se para divulgar o melhor do nosso País: paisagens, passeios, recantos, hotéis, restaurantes e petiscos que tornam Portugal um dos lugares mais fascinantes do planeta.

    IMG_3600.jpg

    Adoro o norte do país nesta altura. O tempo ainda está ótimo, os turistas desaparecem como por milagre e conseguimos aproveitar o melhor de Portugal sem filas nem enchentes. Por isso, optámos por guardar para setembro este passeio imprescindível até Vila Nova de Cerveira. E como chegar até aqui? Ao volante de um SEAT, pois claro!

    SEAT-Arona-2021_40_HQ.jpg

     

    O SEAT Arona é ideal para estas viagens, porque além de ser cómodo e espaçoso, é um SUV com muita pinta, ótimo para estas estradas secundárias com curvas e contracurvas. E depois dá imenso jeito para passear ali pela zona e conhecer um dos locais com mais charme de Portugal.

    IMG_3614.jpg

    O famoso baloiço CerLove tem a vista mais espetacular de Portugal. A partir desta estrutura com mais de 7 metros de altura, consegue ver o estuário do rio Minho, a Galiza e o oceano Atântico. É absolutamente deslumbrante. Inaugurado a 2 de julho de 2020, o baloiço foi construído no miradouro do Cervo pela União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, e tornou-se uma das maiores atrações turísticas da região. O sucesso foi tal que, no espaço de um ano, já foi visitado por centenas de milhares de pessoas. Passou a ser a estrela mais fotografada e partilhada nas redes sociais, sobretudo no Instagram.

    IMG_3596.jpg

    Para celebrar um ano de vida, o baloiço ganhou uma nova imagem, tendo sido revestido a crochet com as cores da bandeira portuguesa. Vale muito a pena subir até aqui, sobretudo nesta altura em que já não há tanta gente e deixar-se baloiçar e encantar por esta vista de sonho. 

    IMG_9666-scaled-e1612979371756.jpg

    A nossa sugestão é começar por reservar um hotel perto de Ponte de Lima, que fica a cerca de 40 minutos de carro do baloiço. Assim, passa um dia em Vila Nova de Cerveira para conhecer o CerLove e outro em Ponte de Lima. Esta vila, além de ser linda, tem bons restaurantes e hotéis cada vez mais surpreendentes. Já aqui estivemos quando dormimos no Carmo´s Boutique Hotel, que é espetacular (leia a nossa experiência aqui), mas agora abriu o Terra Rosa Country House & Vineyards, um agroturismo familiar, ideal para passar um fim de semana a dois ou em família.

    a-ver-e1612974978818.jpg

    Com apenas 7 quartos, o Terra Rosa é o refúgio perfeito para se desligar do mundo lá fora. Aqui o tempo passa tão devagar que dá para fazer tudo o que não temos tempo para fazer em casa nas nossas rotinas diárias: ler, contemplar, refletir, passear, aproveitar o silêncio e o contacto com a natureza ou simplesmente viver devagar.

    Exterior9-e1612977777837.jpg

    Foi em 2017 que Francisco Rosa e a filha Eliana decidiram transformar a Quinta de Codeçosa num agroturismo. E assim nasceu a Terra Rosa Country House & Vineyards. Pai e filha dedicaram-se de corpo e alma a este projeto, sendo que Eliana foi a grande responsável pela recuperação e decoração de interiores. Com um bom gosto irrepreensível, as madeiras escolhidas conseguem ser rústicas e sofisticadas ao mesmo tempo.

    Eventos3-e1612977580988.jpg

    Já Francisco Rosa dedicou-se à sua paixão: a vinha, que começou a recuperar há mais de 15 anos, tem hoje 50 hectares, e é o maior produtor de vinho verde da Adega Cooperativa de Ponte Lima. A Quinta de Codeçosa data de 1758 mas foi comprada aos viscondes de Venade em 1948 por António da Silva Rosa e Laura de Araújo Martins, pais de Francisco.

    DJI_0734_final-e1612975262936.jpg

    É na Casa do Lúpulo, uma casa em xisto, onde se secava o lúpulo antigamente, que se encontram atualmente os 7 quartos da quinta, 3 dos quais suites com sala de estar.

    Quarto_do_Pombal_Quarto.jpg

    Os nomes dos quartos inspiraram-se nos elementos arquitetónicos da herdade mas em todos pode encontrar uma decoração sóbria, simples e confortável.

    Quartos2.jpg

    A madeira está presente em todos os recantos conferindo-lhes um toque rústico e elegante. As casas de banho são espaçosas e com muita pinta.

    Quarto_Tanque-e1613145530375.jpg

    E se ficar encantado com uma peça de mobiliário ou um objeto de decoração, como a cadeira onde se sentou no jardim ou o conjunto de lençóis macios onde dormiu, pode levá-los para sua casa. Na loja do Terra Rosa, encontra quase todos móveis, peças de decoração e de artesanato que decoram o hotel.

    Eventos6-e1612977457358.jpg

    Se for daquelas pessoas que não consegue estar quieta, não se preocupe, porque não faltam atividades no Terra Rosa: além de poder nadar na piscina exterior aquecida, ou fazer um piquenique no Rio Neiva, pode ainda fazer massagens, alugar bicicletas, andar a cavalo, fazer provas de vinho ou explorar a região ao volante de um SEAT Arona, por exemplo.

    Piscina5.jpg

    A 12 minutos dali, encontra o sítio preferido do meu querido Marido Mistério nesta região: o restaurante típico A Carvalheira, com ótima comida tradicional portuguesa. Eu acho que Ele até derramou uma lágrima de felicidade quando provou aquele prato de carne de caça que era basicamente uma mistura de várias carnes deliciosas e desfiadas que podem variar consoante a época. No nosso caso, tinha coelho, lebre, javali e perdiz. Tudo bem desfiado com um molho do outro mundo. E nem lhe conto no estado em que ele ficou quando provou o cabrito no forno. Palavras dele: “De outro Planeta!”

    SEAT-Arona-2021_41_HQ.jpg

    Depois de um almoço destes, agradecemos a Deus Nosso Senhor os génios responsáveis pelo design do SEAT Arona. Não há melhor sítio para passar pelas brasas: é só deitar o banco do SEAT Arona, aproveitar o conforto e o surpreendente espaço interior e dormir uma longa sesta, qual Bela Adormecida, enquanto o carro segue as sempre úteis indicações do GPS a caminho do baloiço CerLove. Vai ver como vale a pena.

     

    Uma boa sesta para mim e um ótimo passeio para si,

    Ela

     

    fotos: d.r.

     

    Este post foi feito com o apoio da SEAT

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *