o melhor de portugal: o spot onde tem de tirar uma fotografia pelo menos uma vez na vida

    Nesta época em que o turismo em Portugal atravessa umas das maiores crises de sempre, o Casal Mistério e a SEAT  juntaram-se para divulgar o melhor do nosso País: paisagens, passeios, recantos, hotéis, restaurantes e petiscos que tornam Portugal um dos lugares mais fascinantes do planeta.

    IMG_20210408_125620.jpg

    Começámos o mês de abril a desconfinar devagarinho. Optámos por ir explorar aquela que é, para mim, uma das mais bonitas estradas do país: a N379-1 e subir até ao miradouro do Portinho da Arrábida. E o melhor aliado para percorrer a estrada onde James Bond ficou viúvo é, sem dúvida, o Novo SEAT Leon, um carro desportivo, versátil e que tem o maravilhoso sistema SEAT CONNECT que lhe permite controlar o carro a partir de casa, através de uma App no telemóvel.

    Não só tranca e destranca as portas a partir do telemóvel, o que dá um jeitão ao meu querido Marido Mistério que anda cada vez mais paranóico sem saber se fechou o carro, como também descobre onde o estacionou – bom para os parques dos shoppings – e ainda… dá para planear uma viagem.

    Na véspera, preparámos o percurso que queríamos fazer, decidimos a rota no telemóvel e enviámo-la para o sistema de navegação do carro. No dia da viagem, foi só sentarmo-nos no Novo SEAT Leon e partir à descoberta da Arrábida. 

     

    IMG_20210408_124212.jpg

    Fomos diretos a Setúbal e a nossa primeira paragem foi o Palácio da Comenda. Que sonho de propriedade! Construído numa das encostas sobre o rio Sado, o palácio com 5 andares e 26 quartos foi desenhado pelo famoso arquiteto Raul Lino em 1903, para servir de casa de férias do conde D’Armand, um ministro francês. Com uma praia privada e varandas e terraços com uma vista deslumbrante para o rio, o mar e a serra, foi o refúgio de Jacqueline Kennedy, logo após o assassinato do marido em 1963. A irmã da antiga primeira dama dos EUA era amiga da família D’Armand e já tinha aqui passado vários dias, chegando mesmo a convidar o escritor Truman Capote.

    IMG_20210408_113523.jpg

    Depois do glamour dos anos 60, o palácio esteve abandonado nas últimas décadas até que foi comprado no ano passado por um casal de milionários, por isso infelizmente já não se pode visitar. Mas pode sempre parar o carro e ver de fora. Vale a pena, parece um postal.

    IMG_20210408_115405.jpg

    Continue pela N379-1, com o mar e a península de Tróia à sua esquerda, até que vai chegar à Praia da Figueirinha. Se lhe apetecer, beba aqui um café, se não siga pela mesma estrada, sempre a subir até que vai ver praticamente à sua frente o Convento da Nossa Senhora da Arrábida, construído na encosta sul da Serra da Arrábida. Pertenceu à Ordem Franciscana e atualmente é da Fundação Oriente. Se quiser, pode visitar os interiores mediante marcação prévia.

    IMG_20210408_122336.jpg

    Volte para o carro e continue pela mesma estrada, ao fim de cerca de um quilómetro e meio, encontra o deslumbrante Miradouro do Portinho da Arrábida.

    IMG_20210408_125639.jpg

    É daqui que os praticantes de asa delta se lançam para o céu para uma experiência única. Se for corajoso, atreva-se a voar, pode sempre ir com um piloto.

    IMG_20210408_130309.jpg

    Eu já experimentei e é uma sensação incrível. Ainda por cima, as paisagens aqui são verdadeiramente esmagadoras! Os diferentes tons de azul do mar e do céu combinam na perfeição com os verdes da serra. É mesmo de suster a respiração. A Flytime tem programas de batismo de voo.

    IMG_20210408_130357.jpg

    De regresso à panorâmica N379-1, e se for fã dos filmes do 007, vai reconhecer esta estrada numa cena do único filme em que o agente secreto mais famoso do mundo se casou: Ao Serviço de Sua Majestade. Foi precisamente nesta estrada que James Bond viu morrer a sua mulher logo após o casamento. Uma cena dramática no filme protagonizado por George Lazenby, com a Arrábida como cenário, e que eu nunca esqueci.

    IMG_20210408_125451.jpg

    Depois de ver o meu querido Marido Mistério a tremer de medo ao olhar para cada pessoa que saltava de asa delta, voltámos para o nosso Novo SEAT Leon. Qual Michael Knight, pedi ao carro para ligar para o restaurante Farol (sim, basta dizer para onde quer telefonar que o carro liga), marquei uma mesa na esplanada e descemos até ao Portinho da Arrábida para almoçar uns belos salmonetes com vista para aquela maravilhosa baía.

    Depois do almoço, fomos até à Lapa de Santa Margarida para abater calorias. Vale mesmo a pena parar o carro em frente à colónia de férias da Casa do Gaiato e procurar o caminho até à gruta. Depois de entrar na rua ao lado do antigo campo de futebol, encontra logo o caminho à sua esquerda, não há que enganar.

    IMG_20210408_152713.jpg

    É um percurso estreito com várias dezenas de degraus (não contei para não me enervar!) que o leva até ao nível do mar. Além de ir apreciando as diferentes cores da água que aqui são mais verdes do que nunca, chega a uma gruta natural espetacular onde foi erguido um altar a Santa Margarida.

    IMG_20210408_153325.jpg

    IMG_20210408_153801.jpg

    O pior é o regresso que é sempre a subir, mas faz-se muito bem. Antes de voltar para casa, não deixe de passar pela Praia dos Coelhos, a mais selvagem e mais bonita da região. O acesso não é fácil mas vale a pena o esforço.

    IMG_20210408_161007.jpg

    Se não gostar de aventuras, tem sempre a Praia do Creiro logo a seguir ao Portinho, e as premiadas e já famosas Praias dos Galápos e Galapinhos.  

    IMG_20210408_151033.jpg

    Um conselho: aproveite este mês de abril e o de maio para fazer este passeio e explorar os trilhos com o azul do mar de um lado e o verde da serra no outro. Também pode passear a cavalo, porque os Cavalos na Areia da Comporta já chegaram à Arrábida. São os Cavalos na Serra. Espreite aqui os programas deles. Outro programa imperdível é apanhar um Taxi Boat até às ilhas de Tróia, que por esta altura estão desertas. Os Taxi Boats têm preços fixos a partir de Setúbal mas pode chamá-los a partir de qualquer sítio nas redondezas com um acréscimo da taxa de chamada. Pode consultar os preços aqui.

    IMG_20210408_161451.jpg

    Não se esqueça que a circulação entre Setúbal e as praias da Arrábida está condicionada durante os meses do verão, mais precisamente entre 15 de Junho e 15 de Setembro. Por isso, se não for agora, já não consegue passar de carro durante o dia. 

    IMG_20210408_123851.jpg

    Antes de regressar, passe só por Vila Nogueira de Azeitão e vá até à Casa das Tortas. Não deixe de trazer um carregamento de tortas de Azeitão para casa. São divinais.

    56306719_2063230263975616_8537725218657927168_n.jp

    Se quiser ficar por aqui e aproveitar mais alguns dias, durma uma ou duas noites no hotel Casa de Palmela, nós já lá ficámos e contamos toda a experiência aqui.

     

    Um ótimo passeio,

    Ela

     

    fotos: casal mistério e d.r.

     

    Este post foi feito com o apoio da SEAT 

    3 thoughts on “o melhor de portugal: o spot onde tem de tirar uma fotografia pelo menos uma vez na vida

    1. Boa tarde,
      Obrigado pelo seu comentário. Nós sabemos que Portugal se escreve com maiúsculas mas, se reparar bem, todos os nossos títulos estão escritos em minúsculas, é o nosso estilo 😉

    2. O cheiro da serra da Arrábida é maravilhoso!!! Permitam-me a sugestão de irem provar as tortas de “O Cego”. E já que lá estão peçam um “Memé”!! 😉😉

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *