Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

o melhor de portugal: um dos penhascos mais incríveis do mundo tem um miradouro com chão de vidro e fica na madeira

10.11.21

Nesta época em que o turismo em Portugal atravessa umas das maiores crises de sempre, o Casal Mistério e a SEAT juntaram-se para divulgar o melhor do nosso País: paisagens, passeios, recantos, hotéis, restaurantes e petiscos que tornam Portugal um dos lugares mais fascinantes do planeta.

xxx_h_a_kilichowskii_troptercom_r_-01553_big.jpg

Ir à Madeira e não ir ao Miradouro do Cabo Girão é como ir à Feira da Golegã sem samarra. É uma falha gravíssima! Desde que em 2014 foi eleito pela revista Condé Nast Traveler o quinto penhasco mais incrível do mundo, tornou-se ponto de passagem obrigatório para quem visita a ilha. Se não conhece, não deixe de ir. Sempre é um novo pretexto para ir ou voltar (se for o caso) à Madeira. A não ser que tenha vertigens. Nesse caso não olhe para baixo quando pisar o incrível skywalk, cuja estrutura de chão de vidro impressiona até o Elon Musk cada vez que pensa em ir à Lua.

062 SEAT Arona Xperience Dark Camoflauge High.jpg

 

Desde que iniciámos esta rubrica no blog em parceria com a SEAT que quisemos incluir o Miradouro do Cabo Girão na lista de sugestões para descobrir em Portugal. Não só porque a Madeira é linda de morrer e tem muito para ver, mas também porque o passeio do centro do Funchal até Câmara de Lobos onde se situa o Cabo Girão é imperdível. Sobretudo se for confortavelmente sentado ao volante de um SEAT Arona, sem dúvida um dos meus carros preferidos porque, além do design que eu adoro, tem a resistência de um jipe e o conforto de um carro de estrada.

rds-din-afternoon-tea01.jpg

Antes de partir para o miradouro situado no promontório mais alto da Europa, instale-se na maravilhosa cidade do Funchal, onde a oferta hoteleira é incrível. Além do espetacular e histórico Belmond Reid’s Palace com o seu imperdível chá das cinco na varanda com uma vista deslumbrante para o oceano, tem também o mítico Savoy ou o The Cliff Bay que tem a particularidade de o seu restaurante Il Gallo d’Oro ter duas estrelas Michelin.

Okulus_Manolo-Yllera_02.jpg

Mais recentemente abriu um oásis privativo também com uma vista deslumbrante sobre o mar. Chama-se Okulus Madeira, tem quatro suites e um terraço com uma piscina infinita.

Okulus_Manolo-Yllera_23.jpg

Basicamente é uma casa situada sobre um penhasco, no centro do Funchal, com três praias por perto, que faz parte do grupo Funchal Cottages, que tem várias casas de férias para alugar.

Okulus_Manolo-Yllera_53.jpg

Os quartos são lindos, coloridos e com vista para o mar, com detalhes e móveis de inspiração marroquina. Esta casa é ideal para uma família grande ou um grupo de amigos.

Okulus_Manolo-Yllera_12.jpg

Adoro o contraste da decoração dos tons suaves da sala e da cozinha com os tons fortes das paredes dos quartos. As casas de banho também são lindas. Espreite os preços aqui.

Okulus_Manolo-Yllera_48.jpg

Não faltam coisas para fazer na Madeira: desde explorar o Funchal (se for fã do nosso Ronaldo, não deixe de visitar o Museu CR7), a desbravar trilhos e levadas (são mais de 200). E já nem falo dos passeios de barco para observar baleias e golfinhos, dos mergulhos nas piscinas de Porto Moniz ou de descer aquela interminável rampa desde o Monte até ao Livramento dentro de um carro de cesto de vime, atingindo a louca velocidade de 30 km/hora.

046 SEAT Arona Xperience Dark Camoflauge High.jpg

Depois deste passeio, vai querer sentar-se no conforto de um carro como o SEAT Arona, e ir controlando automaticamente a sua velocidade até Câmara de Lobos. É que o Novo Arona visualiza os limites de velocidade e os sinais de trânsito através da sua câmara frontal e transmite-os para o quadro de instrumentos digital do cockpit. Assim é mais seguro subir até ao cabo mais alto da Europa, com 580 metros de altitude.

CaboGirao05.jpg

Antes da pandemia, chegou a receber cerca de 1500 pessoas por dia. E percebe-se porque a vista é de facto deslumbrante, sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão (pequenas áreas de terras cultivadas no sopé da falésia acessíveis só por mar ou por teleférico), sobre o oceano e os municípios de Câmara de Lobos e do Funchal.

a2.jpg

Por perto tem também um dos principais locais de peregrinação da ilha: a Capela de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1931, pelo padre Agostinho Abreu Vieira, natural de Câmara dos Lobos e, na época, missionário em Cabo Verde. Numa visita a Cova da Iria, em Fátima, em abril de 1931, prometeu, perante a imagem de Virgem Maria, erigir-lhe uma ermida no Cabo Girão, se a revolta que estava a acontecer na altura na Madeira terminasse sem estragos materiais ou mortes. Assim foi, e três meses depois, cumpriu a sua promessa. A 5 de Outubro de 1931 a obra estava concluída. Com o passar dos anos, a capela já não é a mesma. Cresceu e sofreu obras de recuperação e ampliação.

Base_of_Cabo_Girao_from_viewpoint_2013.jpg

Antes de regressar ao Funchal, não deixe de explorar Câmara dos Lobos. O cockpit digital do SEAT Arona tem todos os instrumentos de que precisa, como o GPS, por exemplo, para o levar até lá sem se perder. E o jeitão que estes instrumentos teriam dado a João Gonçalves Zarco, o navegador que descobriu a ilha? Sabia que Câmara dos Lobos foi o primeiro local onde ele viveu, entre 1420 e 1424? Foi a primeira povoação criada na Madeira pelo próprio Zarco, sendo uma das mais antigas da ilha. Terra de pescadores, os seus barcos típicos e pitorescos – os “Xavelhas” – foram pintados pelo próprio Winston Churchill, quando visitou a ilha a 8 de janeiro de 1950.

daniela-turcanu-wABdckxoj90-unsplash.jpg

Antes de escolher o sítio para jantar, tenha três pratos fundamentais em mente que tem mesmo de provar na Madeira: o bolo do caco quente barrado com manteiga, as lapas e, claro, as famosas espetadas feitas com carne de vaca tenra, louro, sal e alho, em pau de loureiro. No restaurante Santo António, no Estreito de Câmara de Lobos, encontra umas espetadas absolutamente divinais.

image1.jpg

O que vale é que o SEAT Arona tem o espaço ideal para dormirmos uma sesta antes de nos fazermos novamente à estrada.

 

Boa viagem,

Ela

 

fotos: h.a.kilichowski/tropter.comdaniela turcanu/unsplash e d.r.

 

Este post foi feito com o apoio da SEAT