Olhe, é um pássaro! É um avião! É uma garrafa de champanhe! Não, é o melhor gin do Mundo. Chama-se Old English e foi eleito em Março pelos prestigiados prémios World Gin Awards o mais saboroso gin do planeta. Desde então, que eu ando obcecado com este maravilhoso gin que é vendido dentro de uma garrafa de champanhe, com rolha de cortiça e tudo. A explicação é simples: nos séculos XVIII e XIX, a Inglaterra era o maior importador mundial de champanhe e também, juntamente com a Holanda, um dos dois únicos produtores de gin. Nessa época, os produtores de gin aproveitavam o excesso de garrafas de champanhe para colocarem lá dentro os seus gins e venderem-nos desta forma aos clientes. É por isso que o Old English vem dentro de uma garrafa de champanhe.
A receita deste gin é de 1783 e destila 11 botânicos no recipiente de cobre mais antigo usado ainda hoje em Inglaterra. Dez destes botânicos são conhecidos (zimbro, coentros, limão, laranja, angélica, cássia, alcaçuz, canela, lírio e noz-moscada), mas o último mantém-se secreto. Diz-se que existe uma pista no símbolo da marca que indicia qual é o ingrediente desconhecido. De facto, há uma silhueta triangular que parece uma semente de cardamomo, mas ninguém sabe ao certo se é essa a resposta.
O resultado é um gin maravilhoso que pode ser servido de várias formas. Aqui ficam quatro sugestões de quatro marcas prestigiadas:
- 5 cl de Old English
- 20 cl de tónica Schweppes Original Premium
- 1 fatia fina de maçã vermelha
- Lascas de malagueta
- 5 cl de Old English
- 20 cl de tónica Fever Tree Elderflower (flor de sabugueiro)
- 1 pau de canela
- 5 cl de Old English
- 20 cl de Fever Tree Premium Indian
- 8 bagas de zimbro
- 1 casca de limão
- 5 cl de Old English
- 20 cl de Schweppes pimenta rosa
- 1 tira de casca de toranja
- 1 pau de alcaçuz
Comece por encher um copo de balão com pedras de gelo grandes. Rode o gelo no copo para arrefecer bem o vidro. Deite fora a água que derreteu. Coloque os botânicos e depois o gin. Misture com uma colher torcida. Deite a água tónica com cuidado pelas costas da colher, o mais junto ao gelo possível, para não perder o gás. Rode muito devagar a colher uma vez e aproveite o resto do fim-de-semana da melhor maneira que conseguir.
Um óptimo resto de domingo para si onde quer que o melhor gin do mundo esteja,
Ele
fotos: old english; gin lovers; gincubator; living milano; fever tree premium mixers