É a grande sensação do ano. Os prestigiados prémios World Gin Awards, que estão para a minha vida assim como a escultura está para a vida do Cristiano Ronaldo, reuniram-se hoje para anunciar qual é o melhor gin do mundo em 2017. E o prémio foi atribuído ao gin Old Tom, produzido pela marca sueca Hernö.
Fabricado artesanalmente na Suécia, o Hernö Old Tom é um gin biológico e com um ligeiro toque adocicado. A selecção dos botânicos é feita de forma altamente criteriosa. Por exemplo, a baunilha vem de Madagáscar, a pimenta preta vem da Índia, as sementes de coentros vêm da Bulgária e os arandos são apanhados na Suécia. Mas o que mais se destaca no Old Tom é o zimbro biológico importado da Hungria e as ulmárias (uma planta rosácea) especialmente trazidas do Reino Unido. No final da destilação, ainda é acrescentado um toque de mel.
O resultado é um gin floral, mas muito suave, que ganhou tudo quanto é prémio desde que foi lançado no final de 2014. Já tinha uma medalha de ouro da International Wine & Spirit Competition e várias outras distinções. Agora, foi considerado o melhor gin do Mundo pelo The Drinks Report, o mais prestigiado site para profissionais de bebidas.
Se ainda não provou nenhum gin feito pela Hernö, o melhor é despachar-se porque a marca já foi considerada a melhor produtora de gins em 2016 e os preços devem estar a preparar-se para subir à mesma velocidade da taxa de inflação na Venezuela.
Eu cá vou sentar-me calmamente em casa e preparar um gin tónico com a receita recomendada pela própria destilaria Hernö. E é tão simples como isto.
Ingredientes
- 50 ml de gin Hernö Old Tom
- 100 ml de água tónica Fever Tree Premium Indian
- Casca de limão
- Pimenta preta
- Muito gelo
Encha um copo alto com gelo até cima. Deite o gin, depois a água tónica. Termine com uma casca de limão e uns grãos de pimenta preta. Rode uma vez com a colher e brinde ao fim-de-semana que já está aí a chegar.
Leia ainda:
- O melhor gin de 2016
- O melhor gin de 2015 e as 4 formas de o servir
- Como fazer o gin tónico perfeito
Um óptimo gin tónico para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: hernö
por acaso, sabem onde posso comprar este gin?