o melhor pequeno-almoço de sempre: batata doce com manteiga de amêndoa, banana e sementes de chia (e é vegan!)

    Oh, diabo! Acabámos de entrar noutro campeonato, noutra estratosfera, na twilight zone! Só de imaginar a manteiga de amêndoa a derreter-se no interior da batata doce, fico a suar. Isto não é um pequeno-almoço. Esta receita do blog Ambitious Kitchen é uma tentação do próprio do demónio para me pôr à prova. E é óbvio que, no meu caso, o diabo ganha sempre. Já nem deve ter graça para ele (o demo). Até ele (o capeta) deve achar que sou um caso perdido…

    Mas convenhamos que este pequeno-almoço-que-mais-parece-uma-sobremesa é irresistível. Mas atenção, nem tudo são más notícias: esta receita é vegan!

    Só preciso de batatas doces lavadas, manteiga de amêndoa, uma banana cortada às rodelas, sementes de chia, canela e sal. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

    breakfast-sweet-potatoes-2.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 190ºC e forre um tabuleiro de ir ao forno com uma folha de papel vegetal ou de alumínio.

    Faça, com um garfo, vários buracos nas batatas doces e coloque-as no tabuleiro. Leve-as ao forno durante 45 minutos a uma hora ou até sentir, com o garfo, que elas estão macias. Retire as batatas doces do forno e deixe-as arrefecer durante 5 a 10 minutos.

    Depois, abra-as cuidadosamente com uma faca e tempere-as com sal. A seguir, espalhe uma colher de sopa de manteiga de amêndoa e uma colher de chá de sementes de chia em cada uma.

    Divida as rodelas de banana por cada batata doce e finalize com um pitada de canela. Se não for vegan, acrescente um pouco de iogurte grego, antes de servir.

    Ui, já estou a salivar!

     

    Um ótimo fim-de-semana,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *