Fica no Algarve, naquele que para nós é o melhor restaurante do país e é uma verdadeira explosão de mar dentro da sua boca. Estou a falar do maravilhoso restaurante Noélia, em Cabanas de Tavira, onde come alguns dos melhores pratos que vai experimentar na sua vida. Entre os quais está o melhor prato do ano. Segundo a minha querida Mulher Mistério, jantar aqui é como passar uma noite com o George Clooney numa ilha deserta. Não sei se Ela já passou uma noite com o actor ou sequer se já passou uma noite numa ilha deserta, mas pelo menos dá para imaginar o que lhe vai na cabeça. Ou talvez não…
O que lhe posso dizer a si é que, como escrevi em 2017, a Noélia tem alguns dos mais divinais pratos que já provei ao longo da minha já longa existência. Adoro o arroz de limão com corvina. Sou fã do arroz de forno. Idolatro o arroz de carabineiros. E sonho todos os dias com os salmonetinhos do tamanho de uns minúsculos jaquinzinhos que aqui provei uma vez. Mas o meu ingrediente preferido neste verdadeiro mausoléu do sabor são as ostras. Se quiser ficar a conhecer alguns dos pratos com ostras da Noélia, então carregue na galeria aqui em baixo.

As ostras
Vêm directamente do Moinho dos Ilhéus, têm entre 100 g e 400 g de ostra e inundam-nos a boca de sabor a mar. É difícil provar uma ostra com tanto sabor e com ainda mais tamanho. O Moinho dos Ilhéus é uma reserva na Ria Formosa, onde as ostras são criadas sem maquinaria e num espaço gigantesco. Além disso, a limpeza das águas e a quantidade de alimentos naturais disponíveis naquela reserva garantem o sabor maravilhoso destas ostras.
Na Noélia, encontra estas ostras divinais no tártaro, nos ceviches e especialmente no melhor prato do ano: um sobrenatural arroz de ostras. O arroz é cozido no ponto, tenrinho mas carnudo ao trincar. Não se desfaz na boca, tem uma textura perfeita. A envolvê-lo, vem um inacreditável caldo que inunda a boca de sabor a mar, onde se mergulham duas ou três mãos cheias de ostras do Moinho dos Ilhéus. Para finalizar, um fabuloso pó de algas e umas ovas de arenque e de lumpo que compõem os sabores do oceano. Eu diria que um arroz é suficiente para duas pessoas, no entanto eu comeria facilmente mais do que uma dose sozinho. Ou duas… Ou três… Até rebentar.
Um óptimo arroz de ostras para si onde quer que esteja o melhor prato do ano,
Ele