Foi há exactamente 100 anos que Cesare Cardini inventou, em Tijuana, no México, uma salada com os restos que lhe tinham sobrado na cozinha. Foi assim que nasceu a famosa Salada César, provavelmente a mais consumida no mundo. Mas terá sido mesmo assim? O seu irmão Alex garante que não. Conheça a história deste César, da sua salada e de todo o mistério à volta desta receita. Para isso, só precisa de carregar no play aqui em baixo e ouvir o episódio desta semana do podcast Favas Contadas.
Eleita pela Sociedade de Epicuristas de Paris, a melhor receita receita inventada na América nos últimos 50 anos, a Salada César está na ementa de 35 por cento dos restaurantes americanos. Só o molho original vende actualmente mais de 43 milhões de garrafas por ano. São mais de 135 milhões de euros de facturação anual. E todo este fenómeno começou por acaso e por causa da Lei Seca. Mas o melhor mesmo é ouvir o episódio completo desta semana e conhecer toda a história. Porque o nome da salada não tem nada a ver com o Imperador Romana. Tem a ver com o italiano Cesare Cardini e a sua capacidade de improvisar. Ou a capacidade do seu irmão de desenrascar. Se quiser ficar a conhecer a receita original do molho e da salada, então carregue na Galeria aqui em baixo.
Podcast
Para ouvir toda esta maravilhosa história do mistério à volta da invenção da salada mais famosa do mundo, então oiça o mais recente episódio do podcast Favas Contadas em qualquer uma das plataformas de podcast disponíveis em Portugal: Apple Podcasts, Spotify, YouTube ou CastBox. E descubra como a Salada César nasceu no dia 4 de Julho de 1924, em Tijuana, no México.
Uma óptima Salada César para si onde quer que o mistério esteja,
Ele
fotos: d.r.