Situações dramáticas exigem medidas dramáticas. E é por isso que, desde que começaram a restrições por causa da pandemia, enchemos a casa de álcool – não só para desinfectar, mas especialmente para beber.
Hoje, a minha escolha vai para este fantástica mousse do fabuloso site Food52. É feita de butterscotch (um delicioso caramelo com açúcar mascavado) e whisky. Vai ver se não ajuda a passar estes dias de confinamento.
Tudo o que vai precisar é de manteiga sem sal, açúcar mascavado, flor de sal, natas gordas, amido de milho, leite gordo, extracto de baunilha e whisky (também pode usar rum velho se preferir). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Além de ajudar a suportar o confinamento, esta receita tem a enorme vantagem de ser facílima de fazer. Numa panela com o fundo grosso, derreta duas colheres de sopa de manteiga em lume médio. Assim que estiver derretida, junte o açúcar mascavado e a flor de sal e mexa para ligar tudo. Acrescente as natas, batendo-as levemente com uma vareta, e reduza o lume para o mínimo.
Numa taça pequena, coloque o amido de milho e vá acrescentando aos poucos, enquanto mistura, o leite frio. Quando vir que o amido está dissolvido, misture-o na panela, suba o lume de volta para o médio e deixe levantar fervura, durante cerca de um minuto, sem parar de mexer, até a mousse engrossar e ficar com a textura ideal.
Retire do lume e misture a última colher de sopa de manteiga, o extracto de baunilha e as duas colheres de sopa de whisky. Ou três… ou quatro… Pensando bem, o melhor é deixar a quantidade de whisky ao seu critério.
Guarde no frigorífico, envolvido em película aderente, até arrefecer antes de servir.
Um óptimo confinamento para si onde quer que o whisky esteja,
Ele
receita e foto: food52