o pequeno-almoço ideal para este feriado: panquecas de chocolate com molho de chocolate (nós merecemos…)

    Ao ver panquecas e chocolate juntos no pequeno-almoço eu tenho sensivelmente a mesma sensação que o Jerónimo de Sousa tem ao ver Mário Nogueira e Estaline juntos num cartaz – Orgulho! Glória! Prazer! E é isso mesmo que está aqui hoje à nossa frente: não a dupla Nogueira-Estaline, mas o binómio panqueca-chocolate. É provavelmente a mais deliciosa e irresistível tentação já alguma vez vista numa mesa portuguesa.

    E não estamos evidentemente a falar de um simples molho de chocolate deitado por cima de umas panquecas. Estamos a falar de uma fabulosa massa de panqueca achocolatada, com o próprio do chocolate infiltrado nas entranhas da panqueca. Depois, ainda leva por cima o tal molho de chocolate e umas framboesas frescas para cortar o excesso de calorias.

    Esta genial receita é obra do famoso chef americano Bobby Flay e foi aqui adaptada pelo sempre oportuno Buzzfeed. Pode não ser a coisa mais dietética do mundo, mas será seguramente uma das mais geniais.

    enhanced-21782-1463527085-6 (1).jpg

     

    Tudo o que precisa é de 2 gemas de ovo, 2 claras em castelo, 40 g de açúcar, 35 cl de leite, 45 g de manteiga derretida, 1 colher de chá de extracto de baunilha, 200 g de farinha, 30 g de cacau em pó, 9 g de fermento e 100 g de chocolate picado fininho. Para a cobertura de chocolate, vai precisar de 25 cl de natas gordas e 200 g de chocolate preto.

    Agora é fácil. Misture as gemas com o açúcar numa taça. Depois, acrescente o leite sem parar de mexer. Deite as claras em castelo e envolva-as com uma espátula. Finalmente, coloque a manteiga derretida e o extracto de baunilha e ligue tudo.

    Noutra taça, misture a farinha, o cacau em pó e o fermento depois de os passar por um passador. Faça um buraco no meio e deite a mistura do leite enquanto mexe. Quando estiver com um creme suave, junte o chocolate picado e deixe assentar durante 15 a 20 minutos. Frite as panquecas numa frigideira anti-aderente, com um pouco de gordura, em lume médio-brando até ficarem consistentes de ambos os lados.

    Para fazer o molho de chocolate, aqueça as natas sem as deixar ferver. Retire-as do lume e misture o chocolate, mexendo bem até ficar tudo ligado. Sirva as panquecas com o molho de chocolate por cima e uns morangos ou framboesas frescas e vai ver a maravilha que o espera.

    Dieta? Hã? Alguém disse alguma coisa?

     

    Umas óptimas panquecas para si onde quer que o chocolate esteja,

    Ele

     

    receita e foto: buzzfeed

     

    2 comentários em “o pequeno-almoço ideal para este feriado: panquecas de chocolate com molho de chocolate (nós merecemos…)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *