Chama-se Under e é um sonho. Parece um contentor de betão que caiu para dentro de água e se afundou por acaso. Mas não. É um deslumbrante projecto de arquitectura, feito por um ateliê norueguês, e fica junto à costa de Baly, a cinco horas de carro de Oslo, nas profundezas do Mar do Norte.
Para chegar à entrada deste restaurante, tem de atravessar a pé uma ponte com mais de 12 metros de comprimento. Só assim é que consegue alcançar a estrutura de betão que mergulha dentro de água. Logo à entrada, tem um bar onde lhe oferecem uma flute de champanhe.
E só depois é que desce a enorme escadaria até à sala de jantar. Aí, a cinco metros de profundidade, encontra uma enorme janela panorâmica com 11 metros de comprimento onde pode apreciar uma vista única para as profundezas do Mar do Norte.
Não se preocupe com a sujidade no exterior ou com a água turva para lhe dar cabo da vista. O exterior da estrutura de betão foi deixada no seu estado mais puro, sem tintas ou acabamentos, para atraiar moluscos a colarem-se às paredes do restaurante. A ideia dos arquitectos é que o exterior do Under se transforme, com o tempo, numa colónia marinha. Desta forma, os moluscos vão ajudar a purificar a água à volta do espaço, tornando-a mais límpida, além de atrairem peixes, anémonas e outras espécies marinhas para as redondezas.
Além de todo este trabalho, duas vezes por semana é enviada uma equipa de mergulhadores propositadamente para limpar os vidros exteriores e tornar a vista deslumbrante.
Ah, claro, e falta falar da comida. O menu é fixo e de degustação. É composto por 18 pratos, quase todos à base de peixe, marisco e outros produtos provenientes do mar. A ideia é alterar o menu frequentemente dependendo dos produtos mais frescos da época.
É claro que nada disto é barato, mas eu estou empenhadíssimo nesta aventura. Por isso já fui tratar das reservas aqui. Antes, porém, não sei se não será melhor pedir um empréstimo ao banco. Ouvi dizer que, na Caixa Geral de Depósitos, davam empréstimos com facilidade…
Um óptimo jantar subaquático para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: under
De comida não percebo nada, mas acredito que pagar 472 euros por um jantar é coisa que não me seduz, mesmo sendo facilmente seduzido pelo mar e pelas paisagens subaquáticas. ssa-caixa-geral-de-depositos-de-4832
Sobre empréstimos sim , percebo e os que fala da Caixa, também eu já falei, aqui no meu blogue, com o título “A nossa CGD de Mercedes”.
Acho que vai conseguir um bom empréstimo se ler as minhas dicas em
https://classeaparte.blogs.sapo.pt/a-no
225€ e não 427 como foi referido!
E atenção que saiu nos jornais noruegueses que a comida não é grande coisa e a experiência em si não vale o dinheiro.