o quê?! ainda não comprou o presente de dia da mãe?! que tal os melhores macarons que já provámos?

    Captura de ecrã 2015-04-29, às 16.36.17.png

    Pare!

    Antes de começar a ler este texto, vá buscar aquela caixinha de Depuralina Aspira Gorduras que tem escondida na despensa. Este post não é para mães moderninhas. É para mulheres à antiga, roliças, que ostentavam orgulhosamente braços rechonchudos com o diâmetro de duas pernas do Cristiano Ronaldo juntas. Mulheres que se confundiam na rua com o boneco da Michelin. Mulheres que gostavam de comer e que não tinham medo de calorias.

     

    400524_10150617629345449_1106580204_n.jpg

    Agora, se está preparada para isto, pode seguir em frente. Nós vamos falar (de certeza que está preparada?) dos melhores macarons que estas papilas gustativas já experimentaram. O que equivale a dizer, com o mesmo rigor com que o Vítor Gaspar fazia as previsões económicas para as nossas finanças, que vamos falar dos melhores macarons do mundo.

    E onde é que eles estão? Estão escondidos numa oficina artesanal de chocolate na Rua de São Bento, em Lisboa: a Denegro. Enquanto os meus quatro queridos filhos escolhem canecas provocadoras para oferecerem à sua encantadora mãe, e enquanto Ela sonha com trufas de Nutella com Frangelico, eu investigo, eu pesquiso, eu indago tudo sobre macarons, um dos seus bolos favoritos.

    206935_10150224539635449_3615508_n.jpg

    O macaron é provavelmente o mais injustiçado bolo da pastelaria mundial. Por fora tem um ar falso e artificial, mas por dentro é uma delícia. Estes macarons são preparados de forma artesanal pelo chef pasteleiro António Marques, responsável pelas sobremesas da Bica do Sapato e que já tinha passado pela Fortaleza do Guincho. Nas receitas, não são usados conservantes. E, depois de prontos, os macarons são congelados.

    Ao contrário do que possa pensar, o congelamento faz parte do encanto dos macarons: mantém-nos frescos e consistentes. E, depois de retirados do congelador, só tem de esperar uns minutos para os poder comer. Ao dar a primeira trinca, vai sentir o exterior do macaron rachar como se fosse aquela capa dura que se forma na areia não pisada da praia durante o Verão. A massa é suave e delicada; o recheio é cremoso e mais doce (talvez ligeiramente doce demais…). Mas o melhor de tudo é o contraste entre a temperatura ambiente da massa exterior e a frescura acentuada do recheio ainda meio gelado.

    10469327_10152696494825449_2488379231313959478_n.j

    Eu comprei para a minha adorável Mulher Mistério (há que agradecer-lhe todos os santos dias a paciência elevada a quatro que tem para ser mãe nesta casa!) macarons de pistácio e de framboesa. E tenho de reconhecer que estou absolutamente esmagado pelos macarons de pistácio. Além de serem deliciosos, têm um magnífico aroma a pistácio que nos entra pelo nariz à medida que vamos trincando. Depois são suaves, fofinhos e absolutamente viciantes. 

    Na Denegro, há ainda outras opções, como macarons de azeite e baunilha ou de chocolate. E há também bombons de chocolate artesanais feitos pelo mesmo chef pasteleiro, com sabores tão estranhos como wasabi, manjericão e gengibre ou azeite extra-virgem. Mas essa é outra conversa.

    4700_121109475448_5835277_n.jpg

    Agora que já estraguei a minha pequena surpresa para o Dia da Mãe (este blog está a dar cabo da nossa relação!), tenho de fazer um aviso: despache-se porque não há macarons todos os dias. 

     

    Um bom Dia da Mãe para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: denegro

    5 comentários em “o quê?! ainda não comprou o presente de dia da mãe?! que tal os melhores macarons que já provámos?

    1. Nunca provei, mas gulosa como sou acho que quando provar não vou querer outra coisa. Não sou roliça, não tou em dieta e acho que comia duas caixas em três tempos. Ups sou gulosa.

    2. Ainda não provaram os da Arcádia……
      Eu sou suspeita mas…. São MUITO BONS MESMO!!!
      Não há compotas nem geleias são feitos com fruas frescas, chocolate Arcádia, Vinho do Porto…..
      São artesanais, feitos á mão 1 a 1 ( eu que o diga….)…
      E os folhados de ovos moles com amêndoa???
      Os meus preferidos !!!
      Mas também há o bolo de mousse os quindins…..
      Experimentem!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *