Um adolescente numa cidade come pizzas congeladas, hambúrgueres industrializados, massas compradas já feitas, batatas fritas e muito chocolate. Já Ademilson mora em Vão das Almas, uma pequena aldeia perdida mesmo no centro do Brasil, onde as pessoas ainda se deslocam de burro. Lá ele não encontra pizzas congeladas, até porque não há congeladores. Come uma banana por dia, abacates, outras frutas e muitos legumes. De vez em quando, também tem um prato de arroz e feijão e um bolo.
Estes são apenas duas das crianças fotografadas pelo americano Gregg Segal, um fotógrafo que lançou o extraordinário projecto Daily Bread: percorrer o mundo a captar crianças com o conjunto de alimentos que consomem ao longo de uma semana.
Passou pelo Brasil, pelos Estados Unidos, pelo Dubai, pela Europa, pela Índia ou pela Malásia, entre muitos outros destinos. E, em todos estes sítios, fez fotografias deslumbrantes de miúdos à volta de comida. O resultado é este site e esta página de Instagram, onde se pode deliciar com um trabalho único e onde pode ver as diferenças gritantes entre a alimentação de várias crianças da mesma idade. Em Março do próximo ano, vai lançar um livro com o trabalho.
Segal já tinha feito outro projecto espectacular onde fotografou diversas pessoas cercadas pela quantidade colossal de lixo que produziam ao longo de sete dias. O trabalho chamou-se Seven Days of Garbage e foi o que esteve na origem deste Daily Bread: depois de ver que grande parte do lixo era composta por embalagens de comida, o fotógrafo resolveu descobrir o que as crianças comiam durante uma semana.
Andou à procura dos miúdos, pediu-lhes para anotarem as quantidades e os alimentos que comiam e depois recriou tudo numa produção fabulosa.
Eu cá não me canso de olhar para estas imagens inacreditáveis. E para aquilo que muitos miúdos verdadeiramente comem.
Uma óptima alimentação para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: gregg segal / daily bread
Adorei este post! O fotografo conseguiu um excelente trabalho!
No Brasil a alimentação saudável ou não depende da região onde se localiza,o país é muito grande e cada local a alimentação é diferente,está foto não representa o país.