o que os chefs nunca pedem nos restaurantes

    59f2273183bef036008b457e-960-640.jpg

    É um verdadeiro serviço público à nação. Um autêntico guia para levar debaixo do braço cada vez que vai jantar fora. O site Insider resolveu perguntar a alguns chefs profissionais o que é que nunca comem cada vez que vão jantar fora a outros restaurantes. Basicamente, estamos a falar da lista negra da restauração internacional: aquilo que mais assusta a quem trabalha todos os dias na cozinha.

     

    Carne bem passada

    59f1f6bfb7c0004a008b45b5-750.jpg

    É uma das coisas que mais irrita os chefs. Se recebem um pedido para um bife bem passado que não tenha uma justificação clara (para uma grávida, por exemplo), normalmente reagem mal. E isso quer dizer que lhe vão dar as piores peças de carne: as mais fininhas ou as mais duras. “Geralmente, os pedidos de carne bem passada são os que recebem menos atenção”, explica o chef James Briscione, do Instituto de Educação Culinária, nos Estados Unidos.

     

    Azeite de trufas

    olive-oil-salad-dressing-cooking-olive.jpg

    Quem não gosta daquele cheirinho agradável das trufas? Pois bem, o problema é que nem sempre o cheirinho agradável vem mesmo das trufas. Segundo o chef James Briscione, o azeite de trufas é quase sempre feito com químicos que replicam o cheiro intenso das trufas – e não com trufas verdadeiras. E isso vai resultar num aumento absurdo do preço do prato que não tem qualquer justificação.

     

    Travessa de marisco

    united-kingdom-2066475_960_720.jpg

    Sempre que vir uma mistura de marisco ou de peixe, franza o sobrolho e desconfie. Especialmente se estiver numa segunda-feira. Os restaurantes fazem normalmente as encomendas para o fim-de-semana à quinta e à sexta-feira. Na segunda, aproveitam para escoar as sobras. A chef Silvia Barban, do restaurante Aita, em Nova Iorque, explica: “Até pode encontrar casos em que o peixe e o marisco são frescos, mas em alguns restaurantes as travessas especiais são uma maneira de limpar o frigorífico”.

     

    Hambúrguer gourmet

    59f1fa9c1f58cc2b008b45bd-750.jpg

    Para o chef James Briscione, nada justifica pagar mais de 20 euros por um hambúrguer. Se quiser comer carne wagyu, peça um bife ou uma costeleta – não peça um hambúrguer. Não vai aproveitar a carne como deveria e vai pagar uma fortuna.

     

    Mexilhões

    59f1f903b7c00014008b45a8-750.jpg

    Anthony Bourdain já avisava no seu famoso livro Cozinha Confidencial que só pedia mexilhões em restaurantes onde conhecia bem o chef. Mary Dumont concorda: “Eu nunca peço mexilhões em restaurantes! É muito difícil conservá-los e basta um estar estragado” para lhe provocar uma intoxicação alimentar.

     

    Agora que já sabe o que não pedir, só precisa de decidir o que pedir.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que os chefs estejam,

    Ele

     

    fotos: insider

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *