o que se come nos 5 restaurantes com novas estrelas michelin

    É a grande novidade gastronómica lusitana. Ontem o Guia Michelin juntou os melhores chefs portugueses numa gala no Algarve para anunciar as estrelas em Portugal. E afinal há cinco novidades: um restaurante que conseguiu a segunda estrela Michelin e quatro que conquistaram a primeira estrela. Assim, no total, há novidades no Porto, em Lisboa, no Funchal e em Santarém. Por isso, juntamos na galeria aqui em baixo alguns dos pratos mais emblemáticos dos  restaurantes portugueses com novas estrelas Michelin. Então, se quiser ficar a conhecer a cozinha de cada restaurante, só precisa de carregar na foto-galeria.

    Primeira Estrela Michelin

    Ó Balcão

    É uma espécie de paraíso do peixe. Especialmente de peixes que não está habituado a comer. Aliás, o chef é o criativo e talentoso Rodrigo Castelo e a ementa assenta em peixes predadores de rio, comuns na região de Santarém, de forma a ajudar ao equilíbrio do ecossistema.

    Rua Pedro de Santarém 73, 2000-223 Santarém

    Telefone: 918 252 808

    Veja o site aqui

    Sála

    Faz uma combinação perfeita dos melhores produtos portugueses com sabores internacionais, em particular asiáticos. Com a cozinha aberta, o chef João Sá costuma estar no espaço e visitar as mesas. Porém, o Guia Michelin faz questão de destacar um prato em especial da ementa: o Cuscus, coentrada e lingueirão.

    Rua dos Bacalhoeiros 103, 1100-068 Lisboa

    Telefone: 218 873 045

    Veja o site aqui

    2Monkeys

    Situado na antiga adega do hotel Torel Palace Lisboa, os dois “macacos” que dão nome ao restaurante são basicamente os dois chefs à frente do projeto: Vítor Matos e Francisco Quintas. Garantem eles que fazem questão de entreter e de se divertirem enquanto oferecem uma experiência culinária única, em constante interação com os clientes. Mas o Guia Michelin garante que o ex libris da carta é o chawanmushi de cebola e o camarão violeta.

    Rua Câmara Pestana 45, 1150-082, Lisboa

    Telefone: 218 262 927

    Veja o site aqui

    Desarma

    O chef Octávio Freitas criou um espaço único no terraço do hotel The Views Baía com uma vista deslumbrante. Aliás, não é só a vista que é deslumbrante, porque os dois menus degustação (Munidos de Sentidos e A Batalha do Chef) também deslumbraram os inspetores anónimos da Michelin. Subdivididos em diferentes momentos: Encontro, Ofensiva, Ataque e Rendição, os dois menus apostam numa cozinha com base nos petiscos típicos da ilha mas com um toque atual. Lapas secas? Pudim de enguia? Oh, meu Deus! Já estou com água na boca.

    Rua das Maravilhas 74, 9000-177, Funchal,

    Telefone: 291 700 220

    Veja aqui o site

    Segunda Estrela Michelin

    Antiqvvm

    Numa localização privilegiada, com um jardim e uma vista de sonho sobre o Douro, o versátil e inspirado chef Vítor Matos (sim, o mesmo de 2Monkeys!) aposta numa cozinha sazonal criativa, dando especial destaque às matérias-primas. Assim, o Lavagante azul servido sobre moqueca, o Pombo imperial Anjou e o Silken & Smooth tofu monte Fuji, com chilli, citrinos, manga e caril são os pratos mais famosos. Também oferece apenas dois menus degustação: Ensaios Sensoriais e Orgânico (vegetariano). E é, desde ontem à noite, detentor de duas estrelas Michelin.

    Rua de Entre Quintas 220, 4050-240, Porto

    Telefone: 912 024 754

    Veja aqui o site

     

    E agora? Por onde começamos, minha querida Mulher Mistério? Talvez o melhor seja ir jogar no Euromilhões para conseguirmos ir a todos os restaurantes portugueses com novas estrelas Michelin!

     

    Boa sorte para nós,

    Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *