o que se comia em portugal no 25 de abril de 1974?


    Sabia que 1974 foi o primeiro ano das estrelas Michelin em Portugal? Então, qual terá sido o primeiro restaurante a ganhar uma? E, além disso, quais eram as grandes especialidades da ementa? Neste episódio do podcast Favas Contadas especialmente dedicado ao 25 de Abril, e que tem o patrocínio da Fula, vamos relembrar o que se comia em Portugal no tempo da Revolução. Quando um café custava menos de 1 cêntimo de euro e quando 95% da população comia sopa diariamente. Bem-vindo à época da língua de vaca, das ervilhas com ovos escalfados, das salsichas enroladas em couve lombarda e do pudim Boca Doce.

     

     

    Se ficou curioso com a época, então fique a saber que também foi na década de 70 que abriu em Portugal o maior centro comercial da Europa, com um snack-bar com capacidade para 180 pessoas e onde o “cheese hambúrguer” se tornou a principal atracção. Pouco mais tarde, chegou o bife do Elefante Branco que rapidamente se tornou o mais famoso da capital e no Porto os restaurantes passaram a fechar um dia por semana para descanso do pessoal.

    É ainda nesta época que a Coca-cola chega a Portugal continental e que o frango assado do Bonjardim se massifica em casa das famílias de Lisboa. No Porto, ninguém dispensava as francesinhas do Astronauta nem o bife na frigideira com ovo estrelado e batatas fritas, da Capoeira.

    Mas o melhor mesmo é ouvir aqui todas as histórias no episódio desta semana do podcast Favas Contadas. E já sabe: todas as terças-feiras tem uma nova história sobre comida. No Spotify, no Apple Podcasts e no Google Podcasts.

    Um óptimo 25 de Abril para si onde quer que a língua de vaca esteja,

    Ele

    fotos: d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *