o que se comia no são joão há 100 anos?

    Não havia sardinhas, não havia martelinhos e nem sequer havia feriado no Dia de São João. A festa do santo mais famoso do Porto é uma das mais antigas de Portugal, mas as tradições mudaram radicalmente. É por isso que, no episódio desta semana do podcast Favas Contadas, vamos recuar um século para recordar como era a festa de São João há 100 anos no Porto. Tudo o que precisa de fazer é carregar no play aqui em baixo e entrar nesta verdadeira máquina do tempo dos Santos Populares.

     

     

    Da comida às bebidas, passando pelos desejos que se pediam à meia-noite, contamos todas as tradições da festa mais popular de Junho. Como nasceram os martelinhos de São João? De onde vem a tradição dos balões lançados à noite? Quando os portuenses começaram a comer sardinhas na véspera? E alguém se lembra do pão com manteiga e do café com leite que toda a gente bebia na hora mágica de São João?

    Se quiser conhecer conhecer todas estas tradições da festa, então só precisa de ouvir o mais recente episódio do podcast do Casal Mistério, que conta com o apoio da Fula. E para isso só tem de carregar aqui no Spotify, no Apple Podcasts ou em Google Podcasts. Mas antes dê uma espreitadela à galeria aqui em cima para ficar com uma ideia do que vamos falar.

    E não se esqueça de seguir o podcast Favas Contadas em que cada uma dessas plataformas para não perder cada novo episódio quando vai para o ar. Já sabe: todas as terças-feiras publicamos uma nova história da comida, a partir das 7h da manhã.

     

    Um óptimo São João para si onde quer que as sardinhas estejam,

    Ele

     

    fotos: d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *