Chama-se Rollercoaster Restaurant e é uma cadeia de restaurantes de fast food. Na verdade, não é bem fast food, é mais speed food, porque todos os pratos são servidos sem qualquer recurso a empregados. A comida sai da cozinha para a mesa através de uma montanha russa, com loopings, curvas apertadas e descidas vertiginosas.
No restaurante que existe em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, há 30 montanhas russas diferentes que funcionam em carris autónomos para não haver choques de pratos. Cada cliente faz o seu pedido num tablet que está na mesa, onde pode escolher o que quer vendo as fotografias.
Quando a comida estiver pronta, é enviada através da montanha russa enquanto o cliente acompanha todo o percurso. E essa é a parte que tem graça: além de loopings duplos, a montanha russa tem uma espiral gigantesca em forma de tornado, ao longo da qual os pratos e as bebidas descem a uma velocidade impressionante. E como é que a comida não cai? Porque é enviada em recipientes fechados e presos aos carrinhos, que páram exactamente à frente do cliente.
O novo espaço da cadeia, que vai abrir em Viena no próximo dia 1 de Abril, tem ainda mais inovações em relação aos outros restaurantes Rollercoaster: além de ter a montanha russa, tem ainda uma equipa de robôs que vão preparar os cocktails que pedir mesmo à sua frente. E mais: os robôs vão também dar espectáculos de dança ao longo da noite.
Ainda este ano, vai abrir outro restaurante da cadeia no parque temático de Alton Towers, no Norte de Inglaterra. Os pratos vão passar por dois loopings antes de descerem por uma espiral com 8 metros de altura, o equivalente a dois autocarros de dois andares. Cada prato percorre uma distância de 400 metros em menos tempo do que o atleta olímpico Mo Farah percorreu quando ganhou a medalha de ouro em Londres, em 2012.
Mas o melhor é ver aqui o vídeo.
Um óptimo jantar para si onde quer que a montanha russa esteja,
Ele
fotos: rollercoaster restaurant