o roteiro do porto que não aparece nos guias turísticos

    18808436_1RECU.jpeg

    Não vou aqui falar da maravilhosa Ribeira, das imponentes caves do vinho do Porto em Gaia, dos típicos rabelos, da inevitável torre dos Clérigos, da lindíssima livraria Lello, do incontornável Palácio da Bolsa, do fantástico Museu de Serralves, da surpreendente Casa da Música ou do mítico Café Majestic. Tudo isto vale a pena mas estes locais encontra em todos os roteiros. Vou falar-lhe de sítios diferentes, alternativos e, claro, trendy. Aqui fica a minha sugestão para um fim de semana fora dos roteiros turísticos no Porto:

     

    river.jpeg

    Sexta-feira

    Instale-se no charmosíssimo 1872 River House, mesmo em cima do rio Douro, ou no simpático Hotel AS 1829, no Largo de São Domingos. Se optar por este último, não deixe de tomar um banho de espuma numa das antigas banheiras de pé que existem nos quartos. Para jantar, tem duas ótimas hipóteses no próprio Largo de São Domingos: o Traça, onde não pode deixar de pedir o fantástico carpaccio de veado; ou o LSD, com uma cozinha criativa e original, como as inacreditáveis canilhas de queijo de cabra e beterraba. 

    lsd.jpg

    Se ainda tiver pedal, vá até aos Clérigos beber um copo no animado restaurante Galeria de Paris que, a partir de uma certa hora, se transforma em bar (atenção que para comer não vale a pena). As mesas são arrastadas e no meio cria-se uma pista de dança improvisada. Foi por acaso que descobrimos este bar.

    galeria.jpg

    Estávamos a passar e, de repente, começo a ouvir os primeiros acordes do “Dancing Queen”, dos Abba. Ele revirou os olhos mas não teve outro remédio senão seguir-me até ao meio da pista. E foi a vez dele ficar deslumbrado com a decoração divertida e original do espaço: basicamente parece uma gigantesca loja de brinquedos antigos, com carros pendurados no teto, um gigante Gato Silvestre a apertar o Piu Piu em cima do bar e um extraordinário candeeiro criado a partir de clarinetes, entre outras loucuras.

    armazem8.jpg

    Sábado

    Acorde cedo (se conseguir) e vá até ao Armazém, frente ao edifício da Alfândega, um projeto do inigualável Batata Cerqueira Gomes, esse ícone da sociedade portuense. Com sorte ainda o encontra por lá, e pode perguntar-lhe como é que ele consegue manter aquele bronze cintilante durante os 365 dias do ano. O empresário recuperou um antigo armazém da Real Companhia Velha, mas manteve o espaço de 1500 m2 com um ar inacabado. Foi lá que reuniu moda, decoração, arte e petiscos, com uma atmosfera vintage e urbana. Aqui encontra lojas de roupa, acessórios, joias de autor, objetos e móveis antigos, uma zona de bar, área de exposições e esplanada exterior.

    armazem9.jpg

    Regresse à zona do hotel, passe pela Ribeira para tirar a fotografia da praxe, volte ao largo de São Domingos e delicie-se a passear pela Rua das FloresSe tiver fome, tem de experimentar dois pratos incríveis da Cantina 32: o salmão curado com o ovo cozido inteiro para ralarmos por cima; e o cheesecake de banana caramelizada, iogurte grego e bolachas Oreo que vem servido num vaso como se fosse uma planta.

    18652922_VjuFA.jpeg

    Se não quiser comer, continue até aos Aliados e espreite a concept store Almada 13, uma loja cool com várias marcas: desde roupa a acessórios, peças de decoração e brinquedos. No fundo da loja tem ainda uma deliciosa surpresa: a tentadora Miss Pavlova, um café com incríveis merengues crocantes com irresistíveis recheios cremosos, como a pavlova Floresta Negra, feita com base de brownie, uma camada de chocolate, natas e frutos silvestres. Há ainda refeições ligeiras, se não quiser perder muito tempo a almoçar.

    almada.jpg

    Siga depois para os Clérigos, e antes da Livraria Lello, que vale sempre a pena espreitar (nunca me canso de lá ir e nem precisa de pagar para entrar se se inscrever como Amigo da Livraria – é grátis e pode tratar de tudo ao balcão), entre no número 20 da rua Galeria de Paris: o edifício da centenária loja Fernandes Mattos, que continua a ocupar o rés-do-chão com vários artigos de decoração úteis e divertidos. No primeiro andar, encontra A Vida Portuguesa: um espaço de mais de 300 m2 com vista para a Torre dos Clérigos, onde se pode deliciar a recordar a sua infância. Vale mesmo a pena a visita mesmo que não queira comprar nada.

    public-uploads-lojas-porto-resized-AVP_Porto_Final

    Se for homem e lhe apetecer um tratamento capilar à grande e à antiga, não deixe de ir à Barbearia Porto que existe no centro da cidade desde 1946 e que se adaptou aos tempos modernos. Hoje é um espaço contemporâneo, onde pode tratar o cabelo e fazer a barba com toalhas quentes, ao mesmo tempo que prova uma boa cerveja ou fuma um charuto cubano. Pode também fazer uma tatuagem com o artista residente.

    20151121_inauguraacc81e28886o-barbearia-porto-007.

    Se gosta do seu cabelo como está e não é particularmente fã de tatuagens, passe pelo quarteirão das artes onde têm surgido vários espaços que deram nova vida a esta zona. É o caso da Fabric que é, ao mesmo tempo, uma loja de decoração e uma galeria de arte.

    fabric3.jpg

    O mais engraçado é que parece uma casa em que tudo o que está à vista está à venda: desde a cama com lençóis, colchas e almofadas, a armários com toalhas e guardanapos em linho, entre outras coisas, com detalhes deliciosos e muito bom gosto.

    fabric1.jpg

    Depois de um dia de um lado para o outro, o que apetece é sentar-se e apreciar um bom jantar com um ambiente ainda melhor. No centro da cidade, tem o Flow que vale a pena espreitar, sobretudo pela maravilhosa decoração e pelo ambiente animado – é restaurante e bar.

    18681008_WAP4e.jpeg

    Se lhe apetecer um programa diferente e se gostar de ambientes descontraídos e intimistas, tente marcar o Feeling Grape – Wine & Food Atelier. Inspirados pelo conceito dos supper club e dos underground restaurant, os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira, da Quinta do Pôpa, quiseram receber wine and food lovers como se estivessem em casa.

    wine atelier 1.png

    Para isso, criaram o Wine Room, para apresentações, provas, cursos, master classes, almoços e jantares; o Food Atelier, com eventos e experiências enogastronómicas, e outros espaços onde o vinho é o protagonista.

    wine atelier.png

    Também só com marcação e com uma onda ainda mais alternativa, tem o Miss’opo que, além de ser uma guesthouse, é ainda um café/restaurante com uma cozinha portuguesa e mestiça, com pratos para partilhar. A ementa muda todos os dias e a seleção de vinhos é reduzida à região do Douro. Mas tem mesmo de mandar um email ou telefonar para lá para combinar “o preço mais justo conforme a vontade do cliente”, segundo explica o site.

    missopo.jpg

    Se não quiser arriscar, pegue no carro e vá até à Foz para jantar nos infalíveis Casa Vasco (com gins e petiscos mais leves) ou na Casa de Pasto da Palmeira (do mesmo chef do LSD).

    casa pasto.jpg

    Domingo

    Acorde e vá passear até à Foz. Na zona da Cantareira, procure a Mercearia do Miguel. Fundada em 1958, numa casa com azulejos verde-água, de frente para o rio, foi totalmente recuperada, manteve o nome do primeiro proprietário, e começou por ser uma mercearia tradicional para agora se transformar num espaço de degustação dos produtos que aqui se vendem. É um sítio para comprar e desfrutar… de um pequeno-almoço, de uma refeição ligeira, com sumos naturais, saladas, fruta, quiches, sopa, bruschettas, entre outros. Ao fim da tarde, há petiscos, queijos e enchidos, muitíssimo bem acompanhados por um copo de vinho.

    mercearia.jpg

    Se lhe apetecer um bom e original hambúrguer, vá até à esplanada coberta da pastelaria Tavi, com uma vista magnífica para o mar, e se preferir sushi, então não pode mesmo perder as panquecas de marisco, salmão e polvo do incrível Ichiban, na Avenida Brasil.

    ichiban.jpeg

    Antes de se fazer à estrada, passeie pelo paredão da Foz ou, se o tempo não estiver agradável, dê um salto até Serralves. Mas, por amor de Deus, não regresse a casa sem experimentar os deliciosos éclairs da Leitaria da Quinta do Paço.

    leitaria.jpeg

    Por tudo isto e muito mais que não coube neste já gigantesco post, se estiver perto do Porto, não deixe de lá ir. Vai ver que não se vai arrepender!

     

    Um ótimo fim-de-semana,

    Ela

     

    Contactos:

    Para Dormir

    1872 River House

    Rua do Infante D. Henrique 133, Porto

    Tel. 961 172 705

    https://www.casalmisterio.com/1872-river-house-a-melhor-e-mais-330095

     

    Hotel AS 1829

    Largo De São Domingos 45 a 55, Porto

    Reservas: 249 530 690  Tel. 223 402 740

    https://www.casalmisterio.com/um-hotel-de-charme-dentro-de-uma-antiga-400224

     

    Para Almoçar

    Cantina 32

    Rua das Flores 32, Porto

    Tel. 222 039 069

    https://www.casalmisterio.com/o-restaurante-com-o-melhor-cheesecake-302302

      

    Miss Pavlova Cake & Co.
    Rua do Almada, 13
    Tel. 915 979 517 
    https://www.misspavlova.pt

     

    Mercearia do Miguel
    Rua do Passeio Alegre, 130
    Tel. 220 116 889
    https://www.facebook.com/merceariamiguel

     

    Tavi

    Rua da Senhora da Luz 363, Porto

    Tel: 226 180 152

    Avenida do Brasil 454, Porto

     

    Leitaria da Quinta do Paço

    Praça Guilherme Gomes Fernandes 47, Porto

    Tel. 222 004 303

    https://www.casalmisterio.com/os-melhores-eclairs-do-mundo-estao-no-158171

      

    Para Passear

    Armazém

    Rua de Miragaia, 93
    +351 222 011 702
    https://www.facebook.com/armazem93

     

    Livraria Lello

    Rua das Carmelitas 144, Porto

    Tel. 222 002 037

    https://www.livrarialello.pt

     

    A Vida Portuguesa

    Rua Galeria de Paris 20 – 1º, Clérigos, Porto
    Tel. 222 022 105

    https://www.avidaportuguesa.com

     

    Barbearia Porto
    Rua Dr. Artur Magalhães Basto, 6
    Tel. 913 422 588

    https://www.facebook.com/barbeariaporto1946

     

    Fabric
    Rua do Breiner 208
    Tel. 911 738 203
    www.fabric.pt

     

    Para Jantar

    LSD

    Largo de São Domingos 78, Porto

    Tel. 910 298 589

    https://www.casalmisterio.com/e-novo-fica-no-porto-tem-um-chef-com-28-163080

     

    Traça

    Largo de São Domingos 88, Porto

    Tel. 222 081 065 – 934 133 021

    https://www.casalmisterio.com/comida-maravilhosa-decoracao-fantastica-401504

      

    Flow

    Rua da Conceição 63, Porto

    Tel. 222 054 016

    https://www.casalmisterio.com/flow-o-restaurante-da-moda-no-porto-307512

     

    Feeling Grape – Wine & Food Atelier
    Rua da Alegria 892, Porto
    Tel. 924 382 643 

    https://www.feeling-grape.com/organize-o-seu-proprio-evento/

     

    Miss’opo

    Rua dos Caldeireiros 100, Porto

    Tel: 222 082 179

    https://www.missopo.com/sobre

     

    Casa Vasco

    Rua do Padrão 152, Porto

    Tel: 226 180 602

     

    Casa de Pasto da Palmeira

    Rua do Passeio Alegre 450, Porto

    17 comentários em “o roteiro do porto que não aparece nos guias turísticos

    1. Como portuense, acho a minha cidade linda e adoro ver as novas lojas que por todo o lado aparecem e dão cor e vida à nossa cidade. Por outro lado, não gosto deste Porto dos chef’s da moda, nem o “aparisar” e “alondrinar” de tudo o que é local. O Porto não é carpaccio, foie gras , piadinas ou bifes de veado – por vezes parece ser mais importante encher a barriga dos olhos do que a própria barriga (o que não é sinónimo de comer em quantidade). Não tem também que ser uma tasca gigante mas podemos ter no prato o que nos é mais característico de forma uma pouco mais criativa, sem descaracterizar. As tais lojas de que gosto, por vezes já começam a ser em demasia e passear no Porto pode correr o risco de parecer o mesmo que passear numa rua parisiense ou londrina, tal a quantidade de conceitos importados. É isso que pretendemos para uma cidade tão orgulhosa de si própria? Isto é apenas uma reflexão mas, aos poucos, começo a ficar algo preocupado. Eu gosto do meu Porto mas há coisas que são nossas e se as perdermos perdemos também a nossa identidade. Não se trata aqui de ser um velho do Restelo. A cidade cresce e moderniza-se e é bom vê-lo. Vamos é saber fazê-lo sem nos perdermos.

    2. Desde já, quero parabenizar-vos pelo EXCELENTE trabalho no Blog!!!!
      Não conheço publicação digital ou física, tão bem escrita… as descrições, as opiniões, a forma de o escreverem… tudo!!!
      Por acaso, não reparei se o vosso blog é bilingue… mas se não, é uma pena… as pessoas que nos visitam (Portugal), deviam ter acesso a toda esta informação. Mais, o Turismo de Portugal devia contratar os vossos serviços.

      E a cereja no topo do bolo, é o vosso conceito… até vou fazer-vos uma pequena inconfidência… por vezes, quando vejo uma família de 6, observo para ver se são vocês.

      Por favor, continuem…

    3. Subscrevo totalmente este comentario.
      De facto o Porto mudou muito e, na minha opiniao, para melhor, esta uma cidade cidade cheia de vida, no entanto corre o risco de perder a sua tao maravilhosa genuidade, com a aplicacao de tanto conceito estrangeiro.

    4. Também concordo. São boas sugestões mas muito “gourmet”… Porque não recomendar restaurantes onde sirvam os pratos típicos do Porto e do Norte e de que os turistas que nos visitam tanto gostam? Sim, falo das tripas à moda do Porto, do cabrito assado, dos filetes de polvo com arroz do mesmo, do arroz de pato, do bacalhau assado na brasa ou à Gomes de Sá, dos rojões à moda do Minho, das papas de sarrabulho e, claro, da francesinha…

    5. Olá, C. Luís
      Antes de mais, muito obrigado pela sua questão, que nos permite esclarecer um ponto que para nós é muito importante: nós não recebemos qualquer tipo de comissão nem de recompensa pelas críticas ou pelas sugestões que fazemos de restaurantes, bares e hotéis. Mesmo as refeições e as estadias são totalmente pagas por nós. Acreditamos que essa é a única forma de fazer uma crítica isenta e honesta. Nem sequer avisamos quando visitamos os locais sobre os quais escrevemos, exactamente porque queremos ter uma experiência igual àquela que tem qualquer cliente anónimo e não um tratamento preferencial que normalmente é oferecido aos críticos gastronómicos.
      Temos pena que não tenha gostado destas sugestões, mas esperamos que da próxima vez possa ter uma opinião diferente.
      Obrigado,
      Casal Mistério

    6. Muito obrigado pela simpatia e pelo apoio dado pois nao é facil para nos empresarios trabalhar este genero de negocio. Os apoios sao quase nulos e remamos sozinhos para o exito da nossa querida cidade que é o PORTO. Mais uma vez muito obrigado.
      Abraço, Batata Cerqueira Gomes.

    7. Boas,
      E então onde anda o meu Porto do “Zé da Serra” “Casa Aleixo” e “Casa Inês”, “Casa Marlindo” “O Fernando” do peixinho do “Casarão do Castelo”, ou até da simplicidade do “Lusitano – Matosinhos”.

      Isto sim, isto é o Porto…

    8. Olá Casalmisterio! Adoro vossas dicas de Portugal! Assim como as dicas de culinária. Somou um casal que adora viajar por toda parte!
      Vocês acreditam que estávamos jantando no LSD no Porto agora e veio um meliante em nossa mesa e saiu carregando todos os nossos pertences que estavam á mesa? Ainda bem que tivemos o reflexo de sair atrás do sujeito e reaver nossas coisas embora tenha se quebrado o display de meu telefone..E muito susto! E o sujeito desapereceu..Nenhum funcionário do restaurante sequer se desculpou conosco pelo ocorrido. Nos restou pagar a conta e nos retirar. A comida estava bem criativa conforme indicaram, porém saímos traumatizados 🙁

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *