o segredo do chef heston blumenthal para fazer as melhores batatas assadas no forno

    O Natal está aí a chegar e as batatas assadas estão para o nosso peru tal como as contas de última hora estão para o Fernando Santos: não vivem um sem o outro.

    É por isso que precisamos de encontrar a melhor receita de batatas assadas que pode existir. E, quando falamos de melhor, temos de falar de Heston Blumenthal, o famosíssimo chef do Fat Duck que foi, durante anos, o melhor restaurante do mundo.

    Criador de algumas das mais elaboradas receitas da cozinha internacional, Blumenthal consegue também ter soluções simples e criativas que transformam um prato banal numa obra prima da culinária. E é isso que acontece com as suas batatas assadas no forno. Por fora ficam totalmente estaladiças e por dentro são quase um puré. O segredo está no que deve fazer antes.

    Roast-potatoes.jpeg

     

    Comece por descascar 1,5 kg de batatas para seis pessoas. Corte-as em quartos e coloque num passador, por baixo de água fria a correr, durante cerca de 5 minutos. Isto vai eliminar o excesso de amido e impedir as batatas de queimarem.

    Seque as batatas e coloque-as numa panela, com água fria, em lume forte, juntamente com uma cabeça de alho esmagada e dois ramos de alecrim. Depois de levantar fervura, coza durante 25 a 30 minutos até ficarem quase a desfazer-se.

    Escorra as batatas com cuidado para não se desfazerem (a ideia é que estejam muito moles mas intactas) e deixe-as a arrefecer num passador sem as sobrepor.

    Quando estiverem frias, derreta um bom pedaço de gordura de pato, num tabuleiro grande, no forno pré-aquecido a 180º C (se não tiver gordura de pato, também pode usar azeite). É importante que a gordura que usar fique numa camada com meio centímetro de altura.

    Coloque as batatas por cima do tabuleiro quente e envolva-as bem na gordura. Leve ao forno durante cerca de uma hora e meia, virando-as a cada 20 minutos. Quando as batatas estiverem bem douradas e estaladiças por fora, retire-as para cima de papel de cozinha de forma a absorver o excesso de gordura. Tempere com flor de sal e sirva.

    Se gostar, pode assá-las no forno com mais uns ramos de alecrim e uns dentes de alho esmagados para lhes dar mais sabor.

     

    Umas óptimas batatas para si onde quer que o Heston Blumenthal esteja,

    Ele

     

    receita: heston blumenthal; foto: mirror

     

    2 comentários em “o segredo do chef heston blumenthal para fazer as melhores batatas assadas no forno

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *