É, de longe, a minha série favorita dos últimos anos. Não só pelo ritmo alucinante, pela qualidade dos actores e pela história magnífica, mas também porque nos mostra, como nenhuma outra história recente, o mundo louco das cozinhas de restaurante. A ansiedade, o stress, os egos, as frustrações, os prazos, os desenrasques e todos os milhares de “Sim, chef!”. Só que, além de tudo isto, The Bear, que passa em Portugal no Disney Plus, consegue ainda mostrar-nos momentos absolutamente inacreditáveis de culinária. Parece que estamos dentro da cozinha, que sentimos o calor do fogão, os cheiros da comida, o ar pesado e húmido que todos respiram. Nunca uma série me conseguiu colocar literalmente dentro da cozinha como esta. É por isso que hoje vou ter de replicar em casa a omelete inacreditavelmente cremosa da série The Bear.
O momento mágico em que ficamos a conhecer esta maravilha surge no 9º episódio da segunda temporada, quando Sydney prepara uma omelete para Natalie. Estupidamente cremosa e inacreditavelmente apetitosa, tem um recheio completamente surpreendente. E um segredo único para bater os ovos.
Ingredientes
- 3 ovos grandes
- 1 colher de sopa de manteiga
- Queijo Boursin q.b.
- Cebolinho picado q.b.
- Batatas fritas partidas em pedacinhos
Antes de tudo, vamos ao segredo para a textura dos ovos. Em vez de bater os ovos simplesmente numa taça, Sydney coloca um passador com a malha fininha por cima da taça. E só então é que bate os ovos no passador com um garfo. Assim que estes tiverem passado completamente para a taça em baixo, estão prontos a usar: fofinhos e muito mais suaves. É este o segredo que vai dar uma textura totalmente diferente à omelete.
Em seguida, derreta uma colher de sopa de manteiga, em lume médio, numa frigideira antiaderente. Assim que a manteiga derretida estiver espumosa e a cobrir todo o fundo da frigideira, deite os ovos batidos para a frigideira e reduza o lume para o mínimo. Agite logo depois a frigideira para espalhar os ovos e mexa-os levemente com uma espátula de borracha. Deixe cozinhar durante cerca de dois minutos, até a base da omelete estar consistente e o topo se mantiver molhado.
Desligue então o lume e – aqui vem o segredo do recheio cremoso – espalhe o queijo Boursin numa linha vertical numa das pontas da omelete. Sydney espalhou o queijo creme através de um saco de pasteleiro, mas pode colocá-lo à mão desde que forme uma linha estreita e comprida. Enrole finalmente a omelete começando a partir do lado em que está o Boursin.
Coloque a omelete no prato e ponha mais um pouco de manteiga fria por cima da mesma para ir derretendo lentamente com o calor, o que vai dar ainda mais cremosidade e sabor à cobertura. Tempere com pimenta preta ralada no momento e sirva com o cebolinho picado e as batatas fritas estaladiças e partidas.
Definitivamente, a omelete da série The Bear é a mais cremosa e surpreendente que vai provar. Afinal, o Boursin vai derreter no interior, dando-lhe uma cremosidade e um sabor únicos, e as batatas fritas dão-lhe um toque estaladiço irresistivel.
Uma óptima omelete para si onde quer que o The Bear esteja,
Ele