Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o segredo para fazer o húmus mais cremoso e simples de todos

É de dicas destas que precisamos nas nossas pobres vidas mistério. O húmus está para esta casa assim como o silicone está para o corpo da Pamela Anderson. Já não conseguimos viver sem ele. E especialmente no Verão, quando o petisco liga com o gin tónico como se tivessem nascido um para o outro.

A grande vantagem do húmus é que é saudável e facílimo de fazer. O desafio é deixá-lo cremoso como uma mousse. E, nesse caso, não adianta batê-lo ainda mais no liquidificador. Pode optar por uma solução mais complexa que o obriga a cozer o grão em casa. Ou então seguir este conselho milagroso e facílimo, do fantástico site The Kitchn.

ezgif.com-webp-to-jpg.jpg

 

Vamos lá esclarecer um ponto prévio: ninguém, no seu perfeito juízo, gosta de cozer o grão em casa, certo? Óptimo, foi o que eu imaginei. Então, se quer usar grão de lata, vai precisar deste segredo para tornar o seu húmus numa verdadeira mousse.

Primeiro passo: esvazie o interior de uma lata de grão para uma taça – grão e todo o líquido que está dentro da lata.

Segundo passo: acrescente um dente de alho picado.

Terceiro passo: leve ao microondas, na potência máxima, durante quatro minutos.

Ao cozinhar ainda mais, no microondas, o grão previamente cozido, vai torná-lo mais macio, originando um húmus muito mais cremoso. Ao acrescentar o alho a esta mistura, vai dar muito mais sabor ao grão e evitar qualquer saborzinho a lata que, às vezes, fica no húmus. Além disso, ainda evita aquele toque picante e desagradável do alho cru.

Depois, só precisa de bater, num liquidificador, o grão escorrido (guarde a água para a usar mais tarde) com o alho, três colheres de sopa de azeite, três colheres de sopa de molho tahini e uma colher de sopa de sumo de limão espremido no momento. Tempere com flor de sal e pimenta preta e vá acrescentando a água da lata aos poucos, enquanto continua a bater, até atingir a consistência ideal.

A água da conserva vai ajudar a dar ainda mais cremosidade ao húmus. Mas o melhor é acrescentá-la progressivamente para não deixar o seu húmus líquido demais. Uma coisa é garantida: húmus mais cremoso e fácil do que este não há.

 

Um óptimo Verão para si onde quer que o húmus esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn