Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o segredo para fazer uma quinoa solta e fofinha

Confesso: não perco uma oportunidade de usar a palavra "fofinha" sempre que posso. Não tenho qualquer obsessão pela Bumba nem me transformei na Cristina Ferreira da blogosfera, é só mesmo porque acho a palavra "fofinha" fofinha. Não sei se percebeu a ideia, mas, se calhar, é melhor não perder mais tempo com esta conversa.

A verdade é que a fronteira entre a quinoa fofinha e a quinoa empapada é tão ténue como o cabelo do Pedro Passos Coelho. E por isso é muito fácil tornar aqueles deliciosos e soltos grãos de quinoa numa argamassa perfeita para colar os tijolos de sua casa. A não ser... 

d4fc553aa34f8086392b5cd44695759b57b5795d.jpeg

 

...A não ser que siga a dica do sempre útil site The Kitchn. Os especialistas do The Kitchn fizeram vários testes para descobrir qual a quantidade ideal de água em que se deve cozer a quinoa e qual o truque que faz com que a quinoa se mantenha solta e consistente depois de cozinhada.

As respostas são:

Pergunta número 1: use apenas um copo e três quartos de água para cada copo de quinoa. Se usar dois copos de água, como se costuma fazer com o arroz, a quinoa vai ficar mole, peganhenta e empapada.

Pergunta número 2: Salteie sempre a quinoa crua em azeite antes de a cozer. Isso vai permitir que a água em que a lavou evapore totalmente e que os grãos fiquem com um toque tostado e ligeiramente crocante.

Agora que os segredos já estão revelados, só precisa de cozinhar.

Comece por colocar a quinoa num passador fininho, Coloque-a debaixo de água corrente e lave-a bem para retirar a goma que está à volta dos grãos e que, por vezes, lhe dão um sabor estranho. Escorra bem a quinoa. Coloque um fio de azeite numa panela e ligue o lume no máximo. Quando estiver bem quente, adicione a quinoa crua e toste-a, durante dois minutos, mexendo contantemente para evaporar bem a água e deixar os grãos com uma textura crocante.

Deite um copo e três quartos de água bem quente por cada copo de quinoa e tempere com sal. Assim que levantar fervura, tape a panela, reduza o lume para o mínimo e deixe cozer durante 15 minutos, sem mexer.

Apague o lume e deixe a quinoa, na panela tapada, durante mais 5 minutos (nem sequer espreite lá para dentro). Depois desta espera, mexa com um garfo para soltar a quinoa antes de a servir. E junte o que quiser: tomate cherry, mozzarella, molho pesto, o que lhe apetecer.

 

Uma óptima quinoa para si onde quer que a fofura esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitch