o segredo para fazer umas batatas fritas estaladiças e crocantes no forno

    Seguramente, já experimentou fazer uns divinais palitos de batata doce ou normal no forno, não já? E alguma vez ficaram moles e sem graça? Calculei… acontece a todos. Pois bem, hoje tenho aqui a solução para fazer sempre umas batatas crocantes e estaladiças. E não, não precisa de as mergulhar numa piscina de óleo para as deixar a crepitar na boca.

    aabf143f6b5707f67e2a1cec73b542e238ec479c.jpeg

     

    O segredo está em dar-lhes uma mini-cozedura de dois minutos, seguida de um banho em água gelada, antes de colocar os palitos de batata no forno. É esta mini-cozedura que vai deixar as batatas macias por dentro e estaladiças por fora. O choque térmico vai impedi-las de continuar a cozer.

    Hoje, já sabe: se quer um bom petisco para acompanhar o Benfica-FC Porto, é fazer esta fabulosa receita do fantástico site The Kitchn. A receita original é com batata normal, mas eu vou fazer com batata doce.

    Tudo o que vai precisar é das batatas (se mantiver a casca, vai dar-lhes uma textura mais agradável), queijo Parmesão ralado, flor de sal, alho em pó e azeite. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    Comece por cortar as batatas em palitos. Depois, coloque uma panela com água ao lume e uma taça cheia de água com gelo ao lado. Quando a água ao lume começar a ferver, coloque um quarto dos pallitos de batata dentro da água. Deixe cozer durante dois minutos e retire-os com uma escumadeira directamente para a taça de água gelada. Repita o processo com o resto das batatas.

    Retire os palitos de batata da água com gelo e seque-os bem com a ajuda de uma toalha. Finalmente, só precisa de espalhar os palitos de batata por um tabuleiro pincelado com azeite, sem os sobrepor. Espalhe azeite por cima e tempere-os com a mistura de flor de sal, Parmesão e alho em pó. Leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante 25 a 30 minutos. Vire os palitos de batata a meio do tempo e retire-os quando estiverem estaladiços.

     

    Um óptimo petisco para si onde quer que a batata doce esteja,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

     

    2 comentários em “o segredo para fazer umas batatas fritas estaladiças e crocantes no forno

    1. Batatas fritas ou queimadas?
      Atenção que estando as batatas durante mais tempo (do que quando são fritas) sujeitas às altas temperaturas do forno estas ficam com mais acrílamidas do que as que são realmente fritas.

    2. Sim, sem dúvida, é pior a emenda que o soneto.
      São apenas batatas desidratadas com alta concentração de acrílamida uma substância química que se forma a partir do amido e que é potencialmente cancerígena.
      Fritar é mesmo a melhor solução e de preferência em palitos grossos para que o teor em óleo seja menor.
      Não esquecer de por as batatas depois de fritar em papel absorvente. De preferência manter no papel em forno ventilado entre 90ºC a 100ºC no máximo durante 10 minutos até servir.
      O óleo só penetra na batata quando esta arrefece.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *