Numa noite de solidão, em Nápoles, a prostituta Yvette “La Francese” cozinhou pela primeira uma massa que juntava os ingredientes que a faziam recordar a sua cidade natal, na Provence: tomate, azeitonas, anchovas e alcaparras. O cheiro foi tão agradável que as suas colegas de bordel não resistiram a provar esta massa. Na semana seguinte, já toda a gente em Nápoles conhecia a receita de Yvette “La Francese”. Por isso, tornou-se um dos melhores cartões de visita do seu bordel. Hoje essa receita é conhecida em todo o Mundo como Spaghetti alla Puttanesca. Mas será mesmo assim a história de uma das massas mais famosas do mundo? Se quiser descobrir como nasceu este prato delicioso, então carregue no play aqui em baixo e oiça o último episódio do podcast Favas Contadas.
No episódio desta semana do Favas Contadas, desfazemos todos os mitos à volta do Spaghetti alla Puttanesca. Quem foi Yvette “La Francese”? Existiu mesmo uma prostituta com esse nome? Ou foi criada por donas de bordéis que queriam atrair os clientes com o aroma irresistível da massa? E, se não é verdade nenhuma destas histórias, então qual é a relação entre o spaghetti alla puttanesca e a prostituição? Ou será que o nome não tem nada a ver com isso. Para esclarecer todas estas dúvidas, o melhor mesmo é ouvir o episódio desta semana do podcast do Casal Mistério. Mas antes carregue na Galeria aqui em baixo e fique a conhecer as nossas melhores receitas de massa puttanesca.
Depois, procure o Favas Contadas em qualquer plataforma de podcast disponível em Portugal: Apple Podcasts, Spotify, YouTube ou CastBox. E não deixe de seguir o podcast, para não perder todos os episódios sobre a origem da comida.
Uma óptima puttanesca para si, onde quer que esteja a Yvette,
Ele