Já confessei aqui que a minha obsessão por tiramisù é recente. Desde que experimentei esta sobremesa pela primeira vez num bom restaurante italiano, por insistência do meu querido Marido Mistério, tenho de admitir que fiquei rendida. Não sei porquê, era daquelas sobremesas que eu dispensava sem provar.
Confesso que ainda tenho esse preconceito com a pannacotta.
Mas, enfim, a minha balança preferia claramente que eu ficasse na ignorância. Eu não digo que é o meu querido Marido Mistério que me leva para maus caminhos?
Esta receita de tiramisù que descobri no blog Sprinkle Bakes é tão fácil de fazer que eu própria estou tentada a ir para a cozinha. O que vale é que chega à hora da verdade e o meu querido Marido Mistério chega-se à frente.
Para isso, precisamos de ter à mão café expresso em pó, água a ferver, 7 gemas grandes, açúcar, queijo mascarpone amaciado, rum, biscoitos de champanhe, natas, açúcar de confeiteiro, extrato de baunilha e cacau em pó.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, misture o café expresso em pó com a água a ferver e mexa bem. Coloque num prato fundo e deixe arrefecer.
Entretanto, coloque as gemas de ovo e o açúcar na taça da sua batedeira. Bata na velocidade máxima durante 6 minutos. A ideia é obter um creme amarelo claro e espesso.
A seguir, vá adicionando o queijo mascarpone aos poucos. Depois, acrescente duas colheres de sopa da mistura do café ainda com a batedeira ligada.
A seguir, junte gradualmente o rum.
Raspe as paredes da taça e volte a misturar brevemente.
Enquanto isso, mergulhe um dos lados de cada biscoito de champanhe na mistura de café arrefecida e disponha-os no fundo de uma travessa numa única camada (cerca de 12 biscoitos). Depois, espalhe por cima metade do recheio de mascarpone e alise com uma espátula.
Repita o processo com o resto dos biscoitos de champanhe (mergulhe-os na mistura do café e disponha-os numa nova camada por cima do recheio). E, a seguir, espalhe por cima o resto do recheio de mascarpone. Depois, leve a travessa ao frigorífico.
Entretanto, bata as natas com a batedeira até engrossarem e, a seguir, adicione o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Bata novamente até ficarem com a consistência de chantilly.
Retire o tiramisu do frigorífico e espalhe por cima o chantilly (ou com uma colher ou com um saco de pasteleiro).
Finalmente leve ao frigorífico durante pelo menos 3 a 4 horas ou, melhor ainda, durante a noite.
Antes de servir, espalhe por cima o cacau em pó.
Um ótimo fim de semana,
Ela
receita e foto: sprinkle bakes