Primeiro, as más notícias: uma companhia australiana anunciou que vai colocar na água, em 2018, uma réplica exactamente igual do Titanic.
Agora, as boas notícias: vai haver barcos salva-vidas para todos os passageiros.
O anúncio já tinha sido feito em 2012, mas o canal de televisão australiano Today explicou que vários contratempos levaram ao atraso do processo (o que não será propriamente muito tranquilizador). No entanto, esta semana saiu a notícia de que o navio vai ser mesmo inaugurado daqui a dois anos com uma viagem entre Jiangsu, na China, e o Dubai.
Os preços dos bilhetes para a viagem inaugural ainda não são conhecidos, mas ao jornal irlandês Belfast Telegraph a companhia de navegação Blue Star Line, que está a construir o navio, disse que já recebeu propostas de 1 milhão de dólares para comprar bilhetes para a viagem de estreia.
O Titanic II terá mais 4 metros de largura do que a versão que se afundou no Oceano Atlântico, em 1912, de forma a cumprir as medidas de segurança exigidas hoje em dia. Além disso, ainda terá essa característica verdadeiramente revolucionária que é ter o casco soldado em vez de estar preso por pregos (mais uma medida altamente tranquilizadora).
E é tudo. De resto, é exactamente igual ao outro, até os motores a carvão. Não é nada. Apesar de à primeira vista ser semelhante, o navio vai ter satélite, radares para identificar icebergs à deriva pelo oceano e um sistema de evacuação que permite não ter de deixar o clone do Jack Dawson para trás em caso de acidente.
Além disso, segundo o Belfast Telegraph, o navio terá nove andares, 840 quartos com capacidade para 2.400 passageiros e ainda leva mais 900 elementos da tripulação. Mas, como é evidente, vai manter a divisão original: primeira classe…
segunda classe e terceira classe, que, pela foto, não parece assim tão má.
Os elevadores são iguais aos originais.
O banho turco é clássico.
E o ginásio não vai ter cá passadeiras para correr.
Eu até era capaz de alinhar nesta viagem, desde que a minha querida Mulher Mistério não fizesse questão de replicar o enredo do filme: Ela em primeira classe e eu nas catacumbas.
Uma óptima viagem para si onde quer que o Titanic esteja,
Ele
fotos: blue star line