Hoje acordei com uma visão. Estava a minha querida Família Mistério, feliz e tranquila, a cantarolar alegremente músicas de Natal, no dia 24 de Dezembro. Estava lá a minha querida Mulher Mistério, os meus queridos quatro mini-misteriosos que quase fazem uma equipa de futsal, a querida árvore de Natal, o querido presépio, tudo muito querido…
Depois, estava eu… mas estava na cozinha, de cabelos em pé e farinha até à ponta do nariz, desesperado, a tentar separar 12 gemas de ovos a tempo de ter todos os doces prontos para o jantar da consoada. E é no preciso momento em que estou a separar a 12.ª gema que ela rebenta em cima das claras.
Não é fácil ficar encarregue da cozinha numa altura destas, enquanto Ela palpita tranquilamente sobre a decoração da árvore ou sobre a cor dos guardanapos. E foi precisamente por isso que fui a correr para a Internet em busca da melhor, mais segura e mais rápida forma de separar as gemas das claras. A grande dica é do meu guru do rolo da massa: o próprio Jamie Oliver.
Eu já conhecia a técnica da garrafa: abre-se os ovos e aperta-se a garrafa para sugar a gema. O problema é quando o gargalo é largo e o ovo é pequeno. Aí a gema sai com a mesma velocidade com que entrou.
Agora este truque de Jamie Oliver é tão simples como eficaz. Tudo o que tem de fazer é partir o ovo e colocá-lo na palma da mão aberta. Separe um bocadinho os dedos e vai ver que a clara começa a escorrer enquanto a gema fica em cima. Quando tiver caído a clara toda, volte a juntar os dedos e ponha a gema numa taça à parte. É tão fácil como ligar o forno. E assim fica mais rápido preparar os oito bolos que me esperam até ao dia de Natal.
Para tirar todas as dúvidas, veja o vídeo do Jamie Oliver aqui.
Leia ainda:
- Como separar a gema da clara com uma garrafa
- A dica que vai revolucionar a sua vida: ovos mexidos em água a ferver
- Os 10 segredos para uns ovos mexidos perfeitos
Um óptimo Natal para si onde quer que os bolos estejam,
Ele
fotos: pixabay; jamie oliver
Para mim é o truque da minha bisavó, e depois da minha mãe e depois meu 😉 é um excelente truque que nuuuunca me falhou! Beijinhos
Eu é assim que separo os ovos, não existe outra maneira que me dê mais jeito, mas faço isso há anos, já nem sei onde aprendi
Sempre vi a minha avó fazer assim. Se calhar ela também ensinou o Jamie. 😀
Olá, muito interessante a técnica da garrafa, para separar as gemas! Gostei, como gosto também de muitas outras ideias, por vós divulgadas. Parabéns pelo blog com tantos assuntos interessantes! Obrigada e continuem!