Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

o truque para fazer a mousse de nutella mais cremosa de sempre

30.06.22

É nestes momentos que eu me sinto um verdadeiro Pedro Álvares Cabral da culinária. Não descubro o caminho marítimo para o Brasil, mas descubro o caminho para a felicidade à mesa. E a textura desta mousse de Nutella é um segredo tão simples que até enerva.

A descoberta foi feita pelos especialistas do site The Kitchn e está aqui, pronta e direita, mesmo a pedir para eu a experimentar.

A grande diferença desta receita é que não se limita a deixar a mousse leve e insuflada. Dá-lhe uma cremosidade ligeiramente mais consistente, mas muito mais macia, quase como se fosse um Cornetto Soft. O segredo está em misturar a Nutella com leite e gelatina em pó até criar uma gelatina de Nutella. Depois bate esta gelatina até ganhar a consistência de um leite creme. Só depois é que envolve este creme num incrível chantilly.

De ingredientes, vai precisar apenas de gelatina em pó, água, açúcar (granulado e de confeiteiro), leite gordo, Nutella, natas para bater e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

_xlarge.webp

O primeiro passo é fazer a gelatina. Coloque 60 ml de água numa panela e espalhe por cima uma colher de sopa de gelatina em pó. Deixe assentar durante 5 minutos antes de acender o lume na temperatura mínima possível. Vá mexendo enquanto a água aquece ligeiramente e a gelatina se dissolve por completo. Isto deve demorar dois ou três minutos e, em momento algum, pode deixar a água levantar fervura ou formar bolhas.

Misture duas colheres de sopa de açúcar. Adicione o leite gordo e volte a mexer com uma vareta. Finalmente, acrescente a Nutella e bata vigorosamente com a vareta. Espalhe a gelatina por cima de um tabuleiro quadrado com 23 cm e leve ao frigorífico durante uma hora.

Quando a gelatina estiver pronta, bata as natas com o açúcar de confeiteiro, o extracto de baunilha e uma pitada de sal até começar a ficar com a consistência de chantilly – um a dois minutos.

Bata agora a gelatina de Nutella, noutra taça, durante cerca de dois minutos, até ficar cremosa e espessa. Junte o chantilly ao creme de Nutella e envolva tudo com uma espátula sem perder o volume. Volte a colocar no frigorífico durante mais uma hora para refrescar.

 

Uma óptima mousse para si onde quer que a Nutella esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn