o truque para nunca deixar os seus ovos mexidos secarem

    É um dos grandes dramas da sociedade culinária. Aqueles deliciosos ovos mexidos molhadinhos e cremosos são tão instáveis como o humor do Barbas em dia de jogo do Benfica. Às vezes ficam deliciosos, outras vezes ficam desastrosos: secos, duros e intragáveis.

    Há algumas dicas boas para garantir uns ovos molhadinhos e apetitosos, mas quase todas exigem a perícia de um chef Michelin em potência. Quase todas… porque há uma que é facílima de seguir e que lhe garante uns ovos perfeitos. A técnica é da autoria do famoso Jacques Pépin, um chef francês que se tornou quase uma lenda do mundo dos ovos.

    Soft-Scrambled-Eggs-4.jpg

     

    Segundo o francês, o segredo está em bater previamente os ovos crus com flor de sal e pimenta preta (a receita do chef é para 12 ovos) e guardar de parte 80 gramas dos ovos já batidos. Cozinhe o resto, numa panela, com manteiga, mexendo sempre. Quando, ao passar a colher de pau, esta deixar uma linha onde se veja o fundo da panela, retire do lume. E só aí, já com o lume apagado, é que lhes junta os 80 gramas de ovos batidos crus. O que acontece é que os ovos crus serão ligeiramente cozinhados por causa do calor da panela, deixando tudo com uma textura cremosa e molhadinha.

    O chef recomenda ainda acrescentar três colheres de sopa de natas logo a seguir a retirar do lume, o que deixará a textura ainda mais cremosa. Mas a minha querida Mulher Mistério proíbe terminantemente as natas. E, para lhe dizer a verdade, eu também acho que ovos são ovos – não precisam cá de grandes misturas. Basta acrescentar os ovos crus com a panela já fora do lume para ver como ficam logo com outra textura.

     

    Uns óptimos ovos para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    foto: pinch of yum

     

    3 thoughts on “o truque para nunca deixar os seus ovos mexidos secarem

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *