omelete grega de quinoa com queijo feta e molho tzatziki, um brunch de sonho para este domingo

    Tenho de fazer uma confissão em público: há dias em que me vejo grega para aturar o meu querido Marido Mistério. E nesses dias de sofrimento doloroso e profundo, nada melhor do que fazer uma omelete grega para o pequeno-almoço, para o almoço ou para o jantar – ou, para os três, se for preciso.

    Esta fantástica receita descobri-a há uns tempos no ainda mais fantástico blog Half Baked Harvest, de que eu gosto quase tanto como do meu querido Marido Mistério – nãaaa, é mentira claro. Adoro o meu querido Marido Mistério. Mas se o puder ter a ele e a esta omelete, então cheguei ao paraíso.

    Esta delícia consegue misturar queijo feta, quinoa e molho tzatziki. Depois leva tudo o que eu adoro: tomate seco, pimento assado, alcachofras marinadas, azeitonas e pinhões. Além dos ovos, claro.

    Pode comprar o molho tzatziki já pronto, no supermercado, ou pode fazê-lo em casa. Se quiser fazê-lo, vai precisar de iogurte grego, pepino picado, sem pele e sem sementes, alho picado, endro seco, óregãos secos, sumo de limão fresco e azeite extra-virgem.

    Depois, para a omelete vai precisar de ovos, leite, manteiga, quinoa cozinhada, espinafres frescos cortados, azeitonas sem caroço e partidas ao meio, pimento assado picado, corações de alcachofra picados, tomate seco em azeite, alho picado, óregãos, manjericão seco, queijo feita esmagado, pinhões tostados, tomatinhos cherry, abacate, flor de sal e pimenta. Parece que tem de comprar o supermercado inteiro, não é? Mas garanto-lhe que é uma delícia. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    Greek-Quinoa-Dinner-Omelets-with-Feta-and-Tzatziki

     

    Para preparar o molho tzatziki, retire o líquido da superfície do iogurte grego. Misture o iogurte, o pepino, o alho, o vinagre de vinho branco, o endro, os óregãos, tempere com sal e pimenta. Depois, junte o sumo de limão e acrescente um fio de azeite. Coloque no frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos antes de servir, para deixar que os ingredientes se misturem.

    Para fazer a salada de quinoa, junte a quinoa, os espinafres, as azeitonas, o pimentão assado, os corações de alcachofra picados, o tomate seco, o alho, os óregãos e o manjericão numa taça grande. Acrescente 1 colher de sopa do azeite do tomate seco e 1 colher de sopa da água salgada das azeitonas, e tempere com sal e pimenta. Misture bem e reserve.

    Para a omelete, bata bem os ovos com a ajuda de um garfo e depois adicione o leite e uma pitada de sal e pimenta, até ficar bem misturado. Aqueça uma frigideira em lume médio. Quando a frigideira estiver quente, coloque uma colher de sopa de manteiga e deixe derreter. Despeje metade da mistura dos ovos e deixe na frigideira durante 10 a 20 segundos. Use uma espátula para espalhar bem os ovos e não permitir que se cole no fundo nem na borda da frigideira. Se preferir, pode pôr já um pouco de queijo feta por cima dos ovos enquanto agita a frigideira para os soltar.

    Coloque a omelete num prato e recheie-a com queijo feta e a salada de quinoa. Dobre e mantenha-a quente enquanto faz a segunda omelete. Depois de terminar a segunda omelete, e de a rechear com a salada de quinoa e o queijo feta, tempere cada uma com o molho tzatziki e enfeite com o queijo feta e os tomatinhos cherry. Sirva com fatias de abacate.

     

    Um ótimo domingo para quem se está a ver grega para aturar o marido,

    Ela

     

    receita e foto: halfbakedharvest

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *