Estava o príncipe Felipe (peço desculpa, o Rei Felipe VI – tenho alguma alergia a reis espanhóis chamados Felipe) a dar aquele beijo apaixonado à sua Letizia e eu a pensar: onde é que posso brindar à sucessão em Espanha, sentado à mesa, esta noite? Afinal de contas, este Felipe parece ser mais pacífico do que os outros Felipes e quem nos levou Olivença até foi um Carlos.
Pus-me à procura de um sítio para jantar em encontrei o novíssimo El Tomate, no Príncipe Real, em Lisboa. Tudo batia certo: um restaurante espanhol, numa praça de um príncipe que se tornaria Rei. Está decidido: é lá que quero ir jantar esta noite. O novo El Tomate, aberto há dois meses em Lisboa e há cerca de um ano no Mercado do Bom Sucesso, no Porto, serve sopas, saladas, tostas, bruschettas e um prometedor “naco de vitela de primeira qualidade”, garantem os donos, feito na chapa e acompanhado com três molhos numa tábua de madeira.
Isto já me chegava para deslocar estas pernas de Cristiano Ronaldo em sprint até ao Príncipe Real. Mas, nesta fase da dieta, a poucos dias do Verão, Ela precisa de argumentos mais fortes. À falta de site na Internet e perante uma página de Facebook que teve a última actualização no dia 22 de Janeiro (alô, El Tomate, estamos no ano da graça de 2014, dá para actualizarem o Facebook, por favor?!) resolvi, então, ligar para lá. Atendeu-me um simpático senhor, com pronúncia do Norte que me explicou por alto o que podia comer ali:
– Esta bem apessoada tosta de alheira;
– Um simpático gaspacho;
– Esta charmosa sopa;
– Uma bem descrita tosta de queijo chèvre, cogumelos e vinho do porto;
– Uma adequada salada de salmão fresco;
– Uma tentadora salada de rosbife;
– Ou uns petiscos da moda, como os pimentos padrón ou os choquinhos com molho tártaro.
É claro que tudo isto é recomendado à consignação: ainda não lá fomos, por isso o elogio pode ser devolvido a qualquer momento, mas lá que à distância parece bem, lá isso parece.
Vamos fazer o seguinte negócio: se já lá foi, deixe-nos a sua opinião; se nós formos lá antes, deixamos aqui a crítica. Eu, por mim, ia lá hoje brindar ao príncipe Felipe (isto vai custar-me passar a chamar-lhe Rei), mas Ela diz que, se avisarmos quais são os sítios que vamos visitar, somos logo descobertos. Por isso ainda estamos a decidir. Por enquanto, fica a dica.
E viva la España, onde quer que ela esteja,
Ele
Maravilhoso esse restaurante!
la España deve estar ainda a digerir el melon 🙂
Este restaurante é optimo!!! A comida e maravilhosa e o ambiente e muito bom, a sala privada no piso inferior é optimo para jantares de amigos.
Aconselho o NACO e os choquinhos mas a sandes de Rosbife é de perder a cabeça!
A sopa de tomate é muito boa tb!! E a cerveja é DO MELHOR! Estrella Dam!!!! Sao poucos os sitios onde se bebe esta cerveja em lisboa com este ambiente.
Adorei, hei de la voltar de certeza
Obrigado, Ana, pelas dicas. Ontem não consegui convencê-La a ir. Mas, quando formos, damos notícias. Ele
🙂
Obrigado pela informação. O que é que vale mais a pena comer?
Descobri o restaurante por mero acaso na 6ª feira passada.
Tínhamos deixado o carro na Praça da Alegria e subimos ao Príncipe Real à procura do “100 Montaditos “, que tinha lido algures tinha aberto em Lisboa (afinal era falso alarme).
Fomos andando e demos com o El Tomate”, algumas pessoas à porta, uma mesa vazia, mas reservada, e mesmo assim resolvemos entrar. O empregado foi muito simpático, arranjou-nos uma mesa para dois.
Como o intuito era comer tapas, apesar da carta restrita e não fugindo ao “tradicional” começámos por uns Pimentos Padrón que cumpriam na perfeição, pedimos também um pica-pau e uns ovos com alheira e espinafres… divinais, fofos até mais não, desfaziam-se na boca. Tudo acompanhado de uma bela e loura Estrella Damn. Para rematar pedimos os mini hambúrgueres, muito bom mas com um reparo (que nos pediram para deixar escrito o que fizemos), o mini hambúrguer é servido em cama de salada numa tábua, ao que sugeri a redução da espessura do hambúrguer e passar a ser servido em mini-pães de hambúrguer, ficaria divinal 🙂 Acabámos com uma mousse de chocolate (caseira) muito fofa com um toque picante e um cheesecake também 5*. Ultrapassámos a fasquia dos € 15,00 por pessoa mas valeu a pena.
Olá, Ana
Ainda bem que gostou e muito obrigado pela maravilhosa descrição. Estamos a babar 🙂