A pergunta é difícil, não é? E a resposta também. Especialmente depois de ver esta fotografia.
E esta.
E esta.
Há momentos em que mais vale a pena um homem ficar calado para não estragar o ambiente. E, no Blue Bar, no último andar do Hotel Baía, em Cascais, são vários os momentos em que devíamos ficar em silêncio.
Primeiro, para apreciar aquela que é uma das vistas mais bonitas de Lisboa. Não é uma vista espectacular com o sol a pôr-se no mar. Não é uma vista arrebatadora com toda a vila vista de um 53º andar. Mas é seguramente uma das vistas mais encantadoras do país. Daqui é possível ver a baía de Cascais, os veleiros ancorados à frente, os edifícios senhoriais em frente dos barcos de pesca e, ao fundo, a margem sul do Tejo. Tudo aqui tem charme e encanto. E então, com a luz maravilhosa do fim de tarde, é uma experiência imperdível.
Depois, por causa da decoração. O Blue Bar não tem a decoração mais sofisticada do mundo, mas está arranjado com cadeirões, sofás, pufes e mesas discretas e confortáveis, onde uma pessoa se pode pode sentar a comer uma sanduíche, uma salada e uns petiscos ou se pode deitar com um cocktail na mão e o mar à frente. Em tons de azul e branco, a decoração cumpre aquilo que se exigia: é agradável e não atrapalha a vista.
Finalmente, para evitar comentar a oferta do bar. Num sítio espectacular, com uma vista deslumbrante, devíamos ter aqui uma oferta incrível de bar. E, infelizmente, estamos longe disso. Vinho a copo só há JP, água tónica é só Schweppes – e em garrafa de um litro, daquelas que deixam o gás sair à velocidade de um furacão – e aperitivos são amendoins e batatas fritas de pacote. Nós acabámos por beber um Beefeater 24 (€7) e um copo de vinho branco (€2). É barato, mas também não é nada de especial.
No fundo, só vale a pena quebrar o silêncio para falar do serviço. Simpático e rápido, fazem questão de o ajudar a levar as bebidas à mesa ou de trocar os aperitivos quando é preciso. Além disso, aos fins-de-semana, há um DJ a animar os fins de tarde e as noites. E, se juntarmos tudo isso com uma vista destas, qualquer um esquece a tónica Schweppes de um litro.
Todos os dias, a partir das 18h vale a pena passar por aqui. Evite apenas os fins de tarde com muito vento e telefone antes de sair de Lisboa: às vezes o bar está fechado para festas privadas.
O bom
A decoração
O mau
A oferta de bar, especialmente a tónica Schweppes de um litro
O óptimo
A vista
Um bom fim de tarde para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: pedro brás/blue bar
Que lindo! Já sei onde é que vou passar o final da tarde de hoje
Obrigada pela dica!