Janeiro é sempre um mês difícil para quem gosta de comida. Por um lado, esgotámos a nossa quota anual de calorias nos últimos sete dias de 2015. Por outro, fizemos promessas precipitadas de contenção alimentar a partir do terceiro copo de champanhe na Passagem de Ano – e isso ainda vai demorar uns dias a esquecer.
A sua única salvação é que há duas maneiras de encarar esta austeridade calórica: fazendo como a minha querida Mulher Mistério e mergulhando 30 dias numa imensa piscina de saladas, smoothies, sumos detox e outras variações de verde; ou transformando-se num Indiana Jones alimentar e partindo à descoberta de novas e deliciosas soluções gastronómicas que sejam bem vistas pela sua sempre exigente balança.
Escusado será dizer que eu assento que nem uma luva no papel de Indiana Jones. E foi quase de chapéu na cabeça e chicote na mão que descobri o Eggcelent, um restaurante exclusivamente de ovos que começou no Amoreiras Plaza e que recentemente se expandiu até ao Cascaishopping.
A ementa
Eu usei a palavra ovos num texto sobre dietas?
Exactamente, ovos. No Eggcellent, tem opções verdadeiramente kamikaze como ovos mexidos com alheira e maçã ou omelete com presunto e queijo da ilha. Mas tem outras opções tão saudáveis como correr três vezes seguidas a Ultramaratona Atlântica de Melides.
E foi nos braços de uma dessas opções que eu caí quando lá fui almoçar na semana passada. Em primeiro lugar, pode escolher como quer os seus ovos cozinhados: mexidos, num wrap, em omelete ou em omelete só de claras. Depois, opta pelos ingredientes que quer misturar – nada de alheiras nem de presuntos, claro! Finalmente, diz quais são os dois acompanhamentos.
Eu escolhi uma fantástica omelete de claras com um delicioso tomate cherry cortado ao meio e umas fatias de mozzarella fresca de búfala. A omelete é feita no momento, à sua frente. Esperei cerca de três minutos para que ficasse pronta e veio com a parte exterior consistente e com o interior húmido, exactamente no ponto. Além disso, o queijo veio ligeiramente derretido e o tomate morno, o que, para mim, que não sou grande adepto de tomate cozido, estava perfeito.
Para acompanhar, escolhi um óptimo cuscuz com brócolos picados, passas grandes e maçã que lhe dava um toque adocicado irresistível; e uma boa salada eggcellent, temperada com um agradável molho de iogurte – como vê, tudo muito light! E ainda pode escolher uma sopa.
Mas as surpresas não acabam aqui. Para beber, tem chás variados sem açúcar, o que compõe a dieta. É claro que sobremesas foi coisa que nem vi.
O serviço
À hora a que eu fui, estava pouca gente. A empregada foi simpática e o serviço não foi nada demorado.
O ambiente
O CascaiShopping, em época de saldos é quase tão confuso como a lota em hora de ponta. Ou vai num período que não seja entre a 1h e as 2h da tarde ou mais vale esperar por Fevereiro.
O bom
A salada e o cuscuz
O mau
A falta de mesa à hora do almoço
O óptimo
As opções light
Um óptimo almoço para si onde quer que a dieta esteja,
Ele
fotos: eggcellent
Nota: Todas as despesas das visitas efetuadas pelo Casal Mistério a restaurantes, bares e hotéis são 100% suportadas pelo próprio Casal Mistério. Só assim é possível fazer uma crítica absolutamente isenta e imparcial.