O rio Tejo de um lado, um bar do outro e o pôr-do-sol ao fundo – o que é que um homem pode querer mais nesta vida? Só mesmo um gin tónico à frente, não? As coordenadas para este sítio de sonho são 38º 41′. Não é que eu ande propriamente feito um maluquinho, com um GPS na mão, a tirar a latitude e a longitude de todos os bares onde vou. Só que aqui as coordenadas são o nome do bar. E vale a pena decorar.
O ambiente
A esplanada fica no Hotel Altis Belém, perto de Algés, junto ao rio e tem sombra e sol, o que é uma raridade. Frequentada principalmente por casais de estrangeiros que estão hospedados no hotel, é o sítio ideal para beber um copo ao fim da tarde, antes de um óptimo jantar fora. Às quintas-feiras, tem um DJ convidado que dá mais alguma animação ao local. Nos outros dias, a música é chill out e o ambiente tranquilo: dá calmamente para se sentar a ler ou a tomar um copo sem ter oito criancinhas a treparem pelos seus ombros acima. E os copos valem a pena.
A ementa
Há gins bem servidos, com água tónica decente e misturas surpreendentes. Há boas caipirinhas e tostas e saladas para petiscar. O bar não é barato (um bom gin custa 13 euros), mas cada bebida vem acompanhada por três cuidadas espetadas de frutas. Se pedir, ainda lhe trazem uns óptimos frutos secos envolvidos em muito pouco mel e alguma paprika (é uma mistura equilibrada e mais picante do que doce) e umas batatas fritas que foram a única coisa que falhou (sabiam ligeiramente a peixe!).
O serviço
É simpático, rápido e competente. O empregado conhece bem cada gin e cada mistura. Consegue falar consigo sabendo o que está a dizer. Além disso, é muito educado e atencioso.
É natural que, às quintas-feiras, com as sunsets, tudo seja um pouco mais confuso: tanto o ambiente como o serviço. Mas se quer animação…
O bom
O gin e as bebidas
O mau
As batatas fritas
O óptimo
A vista
Um bom pôr-do-sol para si onde quer que ele esteja,
Ele