Os 10 alimentos que todos os nutricionistas recomendam para a sua dieta

    brooke-lark-oaz0raysASk-unsplash.jpg

    Quem, como eu, já experimentou mil e uma dietas e passou pelo consultório de vários nutricionistas sabe bem que cada cabeça sua sentença. Uns dizem para cortar nos hidratos, outros dizem que estes são essenciais, uns proíbem tudo, outros dizem que podemos comer tudo mas pouco. Há quem diga que a soja é saudável, há quem a considere puro veneno. Uns adoram fruta, outros acham que há frutas que deveriam ser proibidas como as bananas, as uvas ou os figos. E os lacticínios? Uns acham-nos o maior inimigo público número 1, outros idolatram o iogurte grego.

    E, claro, eu vou seguindo os conselhos de todos ao mesmo tempo, segundo os meus desejos, vontades e apetites. Resultado: fico sempre na mesma como a lesma.

    Mas há de facto alguns alimentos em que todos concordam que fazem bem à saúde e são fundamentais para uma alimentação equilibrada e para quem quer emagrecer. O site Byrdie perguntou a 17 médicos e nutricionistas quais são os alimentos mais saudáveis. E foi possível constatar alguma unanimidade:

     

    21240995_qY0e7.jpeg

    Mirtilos

    Poderosos antioxidantes, protegem células, tecidos e músculos e são ótimos aliados para a saúde cardiovascular, para o funcionamento do cérebro e para a recuperação muscular.

    Além disso são ricos em fibras que ajudam na digestão e no controlo do peso, e têm vitaminas e sais minerais como ferro, magnésio, zinco, cálcio, potássio e vitaminas A,C e K.

    louis-hansel-shotsoflouis-aKkfva3IdTw-unsplash.jpg

    Folhas verdes escuras, como couve e espinafres

    As folhas verdes são ricas em nutrientes e pobres em calorias. E isso é ouro para os ouvidos de qualquer nutricionista. A lista dos nutrientes impressiona: vitaminas A, C e K, ácido fólico, potássio, magnésio, cálcio, ferro, luteína e fibras.

    As couves, sobretudo, contém altos níveis de antioxidantes que ajudam a prevenir várias doenças como o cancro e problemas cardíacos (porque baixam o colesterol) e são bons para o funcionamento do fígado e do sistema digestivo, já que ajudam a desintoxicar o organismo.

    21240997_p6OaK.jpeg

    Abacates

    Um dos nutricionistas contactados pelo Byrdie chama-lhes a “Manteiga de Deus”, e explica porque os considera o alimento perfeito. Ricos em vitaminas K, C, B5 e B6 e em sais minerais, contêm mais potássio do que as bananas sem a quantidade de açúcar que estas têm.

    Além disso, são ricos em fibras, fundamentais para o bom funcionamento do aparelho digestivo. É bom lembrar que as gorduras monoinsaturadas presentes nos abacates atuam como protetores das membranas celulares. Quando as nossas células estão protegidas dos radicais livres, funcionam muito melhor o que, na prática, significa uma pele mais bonita, um cérebro mais rápido e mais energia.

    tijana-drndarski-oD7H_J-vJm4-unsplash.jpg

    Feijões

    São uma excelente fonte de proteínas, ricos em fibras e também ajudam a controlar o colesterol, os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o seu peso. Também são um excelente aliado para o bom funcionamento da digestão. Ah e são ricos em ferro, magnésio, potássio e zinco.

    ella-olsson-KPDbRyFOTnE-unsplash.jpg

    Quinoa

    Os nutricionistas adoram quinoa: dizem que é uma proteína completa porque contém a proporção perfeita de todos os nove aminoácidos que são precisos para uma nutrição otimizada. Tem um alto teor de proteína sem glúten e nutrientes como magnésio, fibra, manganésio, roboflavina e vitamina B que ajuda o nosso corpo a converter a comida em energia. O ideal é substituir o arroz pela quinoa, por exemplo.

    Rebentos

    Curiosamente, têm 10 a 14 vezes mais nutrientes do que os legumes normais. Ricos em sulforafano, um nutriente bioquímico que reforça e aumenta as enzimas anti-cancerígenas no nosso organismo, são considerados pelos especialistas uns dos mais poderosos alimentos do planeta. Ainda por cima, pode tentar cultivá-los em casa: crescem rápido, não precisam de muito espaço nem de luz solar.

    lobostudio-hamburg-wj961KyCaNk-unsplash.jpg

    Alho

    Contém alicina, um princípio ativo com benefícios medicinais. O alho é excelente para ajudar a combater vírus, bactérias e fungos. Está provado que é ótimo para curar gripes, para reduzir o colesterol e a tensão arterial. Contém altos níveis de vitaminas sem acrescentar calorias. O ideal é consumi-lo cru, esmagado, isto porque a alicina perde as suas propriedades quando o alho é cozinhado durante mais de 10 minutos.

    sarah-gualtieri-cmIRGpmoVDs-unsplash (1).jpg

    Limão

    É senso comum que o limão é rico em vitaminas e sais minerais, fundamentais para contribuir para a saúde dos nossos sistemas digestivo e imunitário. Também é ótimo para a pele e para o cabelo porque a vitamina C ajuda a produzir colagénio e protege a pele dos radicais livres que, em última análise, podem provocar cancro. Os nutrientes presentes no limão ainda ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom e funcionam como anti-inflamatório. Se puder, vá bebendo água com limão ao longo do dia. Vai ver que ainda lhe ajuda a fazer a digestão.

    milada-vigerova-5fj-ShvSEnc-unsplash.jpg

    Sementes de chia

    Ricas em ómega 3 e antioxidantes, 40% da sua constituição são fibras. Super saciantes, são ótimas para o aparelho digestivo. Além disso, ainda têm um papel importante no fortalecimento dos ossos, já que também têm cálcio e magnésio. O ideal é juntá-las à sua taça de cereais, ao iogurte ou a um smoothie. Mas atenção: não as consuma secas porque elas expandem 27 vezes o peso delas no nosso organismo. É fundamental que lhes acrescente um líquido antes de as ingerir.

    Salmão selvagem

    Rico em ómega 3 e com um teor muito mais baixo de toxinas do que o salmão de aquacultura, reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda a subir o colesterol bom. Estudos concluíram que o ómega 3 também ajuda a reduzir o risco de depressão, de cancro e é ótimo para o bom desempenho da função cognitiva. Já para não falar dos aminoácidos e da vitamina B presentes no salmão selvagem que são a proteína perfeita para uma pele luminosa, músculos tonificados e uma fonte de energia.

    Ok. A lista está feita, agora só falta encher a despensa!

     

    Cuide de si e da sua família, e já sabe, fique em casa!

    Ela

     

    fotos: Brooke LarkElla OlssonSarah Gualtieri; Louis Hansel @shotsoflouisMilada VigerovaTijana DrndarskiLoboStudio Hamburg on Unsplash

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *