os 5 melhores alimentos para combater a gripe

    muesli-3091299_960_720.jpg

    Sim, estamos doentes. A gripe começou num Mini-Misterioso não identificado, propagou-se pela nova geração, apanhou a minha querida Mulher Mistério e chegou a mim, o garante da alimentação familiar. Basicamente, o que eu quero explicar é que, quando eu estou doente, a Família Mistério não come. É assim. O mundo tem destas coisas.

    No primeiro dia, o nosso querido Mini-Misterioso com pretensões a chef ainda fez o jantar. No dia seguinte, a minha querida Mulher Mistério tentou desesperadamente cozinhar um bife grelhado que acabou cozido porque Ela ainda não percebeu que não se pode grelhar a carne em lume brando. No terceiro dia, entrámos em jejum. Geral. Sem intermitências.

    É para acabar com situações calamitosas como esta que resolvi compilar os melhores alimentos para prevenir e combater a gripe. Isto é tudo o que deve comer entre Novembro e Março. E que eu tenho de comer já. E muito.

     

    Batata Doce

    yam-2006312_960_720.jpg

    Louvada sejas! Se pensa que comida boa para a gripe é comida má para o paladar, está muitíssimo enganado. A batata doce, esse hino do sabor e do bom gosto, é uma enorme fonte de betacaroteno, um antioxidante que o seu corpo vai transformar em vitamina A – absolutamente essencial para fortalecer o sistema imunitário, segundo o Departamento de Saúde do Governo americano. Por isso, já sabe: ao estar a comer por exemplo uma batata doce com queijo e mel está a combater aquela constipação insuportável.

     

    Curcuma

    turmeric-2344157_960_720.jpg

    Também conhecida como açafrão-das-Índias, é obrigatória em qualquer receita de caril. Cá em casa usamos muito. E ainda bem porque um estudo citado pelo site da ABC News diz que a a curcumina (o corante presente na curcuma) tem propriedades anti-inflamatórias e reforça o sistema imunitário. Se não estiver bem a ver uma receita com curcuma, experimente fazer uma sopa detox de batata doce: é um dois-em-um.

     

    Gengibre

    ginger-1714196_960_720.jpg

    Cá em casa estamos cada vez mais viciados em água com gengibre e limão, de manhã, em jejum. No entanto, o melhor gengibre para combater a gripe é o gengibre seco e não o fresco, porque contem mais shoagol, uma substância anti-inflamatória. Além disso, o gengibre ajuda a combater os enjoos e os vómitos. Experimente acrescentar gengibre em pó à sua granola, de manhã, e vai ver como lhe sabe bem. 

     

    Iogurte

    breakfast-1575064_960_720.jpg

    Quanto mais ricos em probióticos, melhores para combater a gripe. Por isso, pode encher-se de iogurte ou de kefir. Os probióticos são bactérias boas que defendem o seu organismo contra bactérias más. E isso protege-o de infecções, como otites, amigdalites, faringites e outras “ites” provocadas pela gripe. Eu adoro iogurte ao pequeno-almoço, ao almoço ou ao jantar.

     

    Alho

    garlic-2881210_960_720.jpg

    Alicina. Decore este nome. É este princípio activo que é responsável pela gigantesca capacidade do alho o fazer resistir a infecções virais, fúngicas e bacterianas (também é responsável por grande parte do cheiro do alho, mas isso nós perdoamos). O alho sempre foi considerado um óptimo alimento para a saúde. Além de reforçar o sistema imunitário, ajuda a preservar as células e a combater os tumores. Cá em casa, nós somos absolutamente viciados em alho. E, então com camarão salteado em azeite, nem se fala.

    Agora acho que vou fazer um cocktail com estes cinco alimentos para ver se me ponho bom rapidamente e salvo a minha querida Família Mistério de morrer à fome.

     

    Uma óptima recuperação para si onde quer que a gripe esteja,

    Ele

     

    fotos: d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *