Dois dos nossos filhos têm exames este ano. Eu, para variar, estou muito mais preocupada do que eles. Passo o dia a mandá-los estudar e eles a revirar os olhos.
– Oh mãe, já sei tudo!
– Ai é? Então vou fazer umas perguntinhas! Onde está o livro?
– OK, vou voltar para o quarto.
E lá voltam para o quarto para olhar para a janela, para as paredes, para os brinquedos antigos, para todo o lado menos para os livros. Por isso, quando descobri este artigo no jornal britânico Daily Mail sobre um estudo da Universidade de Boston que analisou os melhores alimentos para o cérebro, fui a correr para o supermercado, comprar tudo. E o mais extraordinário, a melhor notícia para os miúdos, é que algumas refeições take-away, como pizzas e sushi, podem ajudar a melhorar a memória. Os nossos filhos vão enlouquecer quando lerem este post. Dia sim dia sim, pedem-nos para encomendarmos o jantar (o meu pobre Marido Mistério até fica ligeiramente ofendido, coitado). O estudo analisou os hábitos alimentares de 1400 adultos durante 10 anos.
Ovos
Os ovos, tal como os cereais integrais ou o fígado de galinha e a mostarda, por exemplo, são ricos em colina, um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas. Esta substância, que ajuda a manter o cérebro jovem e ativo, está presente em todas as receitas que incluam ovos, como arroz frito com ovo ou a pizza Fiorentina, por exemplo.
Veja aqui algumas receitas com ovos:
- Tortilha de ricotta, presunto e tomate cherry
- As 5 mais inesperadas (e saudáveis) receitas de omelete
Azeitonas, Anchovas e Alcaparras
Qualquer um destes ingredientes contém elevados níveis de polifenóis que funcionam como antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas, como melhorar as capacidades do cérebro. Por isso, uma pizza Napolitana, que costuma ter estes três ingredientes por cima pode ser um grande aliado para aumentar a função cognitiva.
Espreite estas receitas com alcaparras:
- Batata doce recheada com salmão fumado e molho de iogurte grego
- Camarão com feijão manteiga e cuscuz de limão
Açafrão
A partir de agora, os nossos queridos Filhos Mistério estão feitos. Até aos exames, só vou fazer Frango Tikka Masala e caris de todo o género e feitios. Segundo este estudo, o açafrão ajuda ao desenvolvimento das células cerebrais.
Veja aqui algumas receitas com açafrão:
Grão de bico
Ui, saladas de grão dia sim dia não. O grão contém elevados níveis de magnésio, uma substância que normalmente ajuda a dormir e melhora a atividade cerebral. Também vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer falafel (aqueles bolinhos de grão típicos do Médio Oriente).
Tem aqui algumas receitas com grão:
Salmão
Ui, já estou a imaginar as sessões de estudo acompanhadas de sushi, o novo vício dos adolescentes a seguir ao telemóvel, claro. Esta era a desculpa que eles precisavam. O salmão é rico em ómega 3 que é fundamental, entre outros benefícios, para o desenvolvimento cerebral, capacidade de trabalho e memória, além disso também funciona como um antidepressivo, que nesta altura dos exames também vem mesmo a calhar.
Tem aqui várias receitas com salmão:
Resumindo, se escolher os ingredientes certos, deixe o seu filho encomendar de vez em quando uma pizza Napolitana ou Fiorentina ou sushi de salmão, nestas semanas que antecedem os exames. Quem sabe se não é um bom incentivo para estudarem mais e melhor? É a minha esperança.
Boa sorte para todas as crianças e adolescentes que já estão a estudar para os exames,
Ela
fotos: daily mail e d.r.