Hoje muda a hora, mas nós cá em casa não vamos mudar de bebida: bebemos gin tónico no Verão, bebemos gin tónico no Outono e vamos continuar a beber gin tónico no Inverno. A única coisa que muda é a marca, porque há gins melhores para o calor e outros mais apropriados a estes dias de frio, chuva e aulas de José Sócrates sobre Justiça em Vila Velha de Ródão.
O jornal britânico The Guardian publicou há uns dias um texto sobre os melhores gins tónicos para o Outono. Primeiro, recomendou o fantástico Opihr, destilado com especiarias quentes e ligeiramente picantes. Depois, aconselhou o excêntrico Jinzu, lançado este ano em Inglaterra com uma forte inspiração japonesa: é cremoso como o sake e tem aromas de zimbro, flor de cerejeira e yuzu, um citrino japonês parecido com o limão.
É por isso que estamos aqui hoje com duas óptimas sugestões para beber estes deliciosos gins. Seja para brindar à hora de Inverno ou para esquecer que amanhã às seis da tarde já vai ser noite. Neura? É pegar no copo de gin que isso passa…
Gin Jinzu com Maçã Verde
- 50 ml de gin Jinzu
- 200 ml de água tónica Fever Tree Premium Indian
- 1 lâmina de maçã verde
Encha um copo de balão com grandes pedras de gelo e rode-as para refrescar. Coloque o gomo de maçã verde laminado dentro do copo, despeje o gin e mexa com a colher torcida. Finalmente, deite a água tónica lentamente pelas costas da colher e mergulhe-a cuidadosamente no copo para envolver tudo.
Gin Opihr com Laranja e Malagueta
- 50 ml de gin Opihr
- 200 ml de água tónica Schweppes pimenta rosa
- 1 tira de casca de laranja
- 1 malagueta
Comece por encher o copo com grandes pedras de gelo. Rode o gelo para refrescar o copo. Depois, coloque a malagueta, a laranja e o gin. Mexa com a colher torcida para absorver os aromas e deite a tónica lentamente pelas costas da colher. Mergulhe a colher para envolver tudo e aproveite o Outono que já está aí.
Um bom gin tónico para si onde quer que esteja,
Ele