os melhores arraiais para celebrar os santos populares em 2025

    Chegou o melhor mês do ano para quem, como nós, adora sardinhas, cerveja, caracóis, bifanas, farturas e música pimba. Aliás, nós costumamos percorrer os vários arraiais durante o mês de junho, apesar da nossa provecta idade. Uns dias, vamos com amigos, outros com os nossos filhos e até já marcámos um fim de tarde para levar as Avós Mistério.

    Os nossos preferidos

    Mas, por mais que variemos, para nós, há um arraial imbatível, que é o de Vila Berta (31 de maio a 12 de junho), mas infelizmente está sempre demasiado cheio para conseguirmos levar as Avós Mistério. O que começou por ser uma brincadeira de vizinhos para celebrar o centenário da vila tornou-se numa das melhores festas de Lisboa, na minha modesta opinião. Além da animação, não me canso daquele cenário incrível da rua da Vila Berta, com as casas típicas com as suas varandas todas decoradas. Mas como o espaço é só uma rua, normalmente enche rápido.

    Por isso, este ano vamos levar as Avós Mistério ao Arraial da Misericórdia que, apesar de tudo, é mais tranquilo e tem aquela vista imbatível do Miradouro de São Pedro de Alcântara. Além disso, as sardinhas são boas e a banca de queijos recomenda-se.

    Se quiser ver mais fotografias dos nossos arraiais preferidos, carregue na galeria em baixo:

    Arraiais para todos os gostos

    Quando os nossos filhos eram mais pequenos, íamos sempre para o Arraial dos Combatentes, porque é num recinto fechado, mais ou menos fácil de controlar. Na época, tínhamos pânico de perder uma criança no meio da confusão. É uma ótima solução para famílias com filhos pequenos. Além disso, as sardinhas e as farturas nunca desiludem aqui. E tem animação todos os dias até 28 de junho.

    Agora, os nossos Filhos Mistério correm todas as capelinhas. Normalmente, dividem-se entre a Graça (Arraial de São Vicente), Alfama (Arraial de São Miguel) e a Bica (nas escadinhas e rua da Bica), os mais tradicionais e, claro, os mais cheios.

    Se procura um arraial pacato, opte pelo da Praça da Alegria: é um dos mais calmos da cidade. Todas as sextas, sábados e vésperas de feriado pode contar com música ao vivo e, claro está, com muita comida, como porco no espeto e as óbvias sardinhas assadas.

    Mas a verdade é que não precisa de ir para o centro da cidade porque todos os bairros estão em festa durante o mês de junho. Pode também optar pela Penha de França (Arraial A Minha Penha é Linda), Ajuda, no Largo da Paz, as Avenidas novas, no Campo Pequeno, Alvalade, Campolide, Benfica, Belém, Carnide, enfim… A lista não tem fim.

    Na verdade, basta sair à rua e seguir a multidão, porque vai encontrar um arraial de certeza.

     

    Bons Santos, para si onde quer que esteja,

    Ela

     

    fotos: casal mistério e d.r.

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *