Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

os deliciosos ovos mexidos do chef ljubomir stanisic para celebrar o regresso do pesadelo na cozinha

40464273_1965616473499683_1160566430429609984_n 2.

Hoje é Dia de Ljubomir. Não é que o chef do restaurante 100 Maneiras, em Lisboa, tenha virado santo (longe disso...), é que estreia logo à noite, na TVI, a nova temporada desse programa que é um verdadeiro hino aos ataques de fúria e que dá pelo nome de Pesadelo na Cozinha. Quem nunca viu as zangas de Ljubomir Stanisic cada vez que encontra uma cozinha num caos? Quem nunca acordou a meio da noite, com suores frios, a sonhar com os gritos de Ljubomir? Quem nunca assustou um filho com aquela célebre frase: "Se não comeres a sopa toda, vou chamar o chef Ljubomir!" (Eu sei, é pouco didáctica, mas é eficaz...)

Pois bem, agora as visitas de Ljubomir Stanisic aos piores restaurantes do país estão de volta. E nós tínhamos de celebrar. Por isso, vamos fazer para o jantar aquela que, para esta família, é a melhor receita de ovos mexidos do chef. É fácil de fazer, é deliciosa e está publicada no nosso primeiro livro As Escolhas do Casal Mistério.

20079054_rUBPD.png

Trata-se de uns divinais ovos mexidos molhadinhos e ultra-saborosos que provámos no Bistro 100 Maneiras, em Lisboa. O que torna estes nuns ovos mexidos do outro mundo não é apenas a textura cremosa e molhadinha. São as algas wakame e as ovas de ouriço misturadas no meio e que lhes dão um sabor a mar único. Para finalizar ainda levam um fio de óleo de carabineiro absolutamente inacreditável.

Pode servir estes ovos mexidos acompanhados com umas torradas fininhas de pão alentejano com azeite e flor de sal ou com – melhor coisa deste mundo – uns incriveis croutons envolvidos em tinta de choco.

pratos bistro (40).jpg

 

 

Ingredientes

Para 1 ou 2 pessoas

  • 1 dente de alho picado
  • 2 chalotas picadas
  • 20 g de manteiga
  • Ovas de 2 ouriços
  • 10 g de algas wakame demolhadas e picadas
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de natas
  • Cerefólio picado
  • Sal e pimenta q.b.
  • Pão alentejano
  • Óleo de carabineiro
  • Azeite de ervas

Para o óleo de carabineiro 

  • 100 g de carabineiro
  • 400 ml de óleo

 

Comece por abrir os ouriços-do-mar e retirar lá de dentro as cinco ovas cremosas e deliciosas. Feito isso, refogue as chalotas e o alho picados, numa frigideira, com manteiga. Junte as ovas dos ouriços e as algas picadas e, logo de seguida, os ovos previamente batidos e misturados com as natas. Mexa suavemente na frigideira.

Finalize com o cerefólio picado e retire de imediato para que os ovos fiquem mal passados. Tempere com sal e pimenta. Sirva por cima de uma fatia de pão alentejano torrada com azeite, sal e pimenta. Finalize com um fio de azeite de ervas e outro de óleo de carabineiro por cima.

Para fazer o óleo de carabineiro, coloque o carabineiro no óleo e deixe ferver durante cerca de 30 minutos, remova do calor. Triture tudo e coe com a ajuda de um tecido etamine, de forma a aproveitar só o óleo.

 

Uns óptimos ovos mexidos para si onde quer que o Ljubomir Stanisic esteja,

Ele

 

receita: ljubomir stanisic; fotos: tvi e fabrice demoulin/100 maneiras